CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 21 de abril de 2014

2 006 - Rui Correia de Freitas, do «A Província de Angola»

Cabeçalho do jornal diário «A Província de Angola», em 1974. 
O proprietário e director de então, Rui Correia de Freitas (em baixo)


Victor Correia de Freitas, familiar de Rui Correia de Freitas, que foi proprietário e director do jornal «A Província de Angola», reagiu ao post «2004 - Turismo e notas falsas em Nova Lisboa», no qual é citado.
Assim:
«Toda essa história de Rui Correia de Freitas, foi inventada pelo governo português da época, e que mesmo no que diz respeito ao 28 de Setembro, foi mais uma aldrabice inventada pelo pulha Rosa Coutinho, que o tendo convidado oficialmente, e em nome do presidente Spínola, como um dos representante dos brancos de Angola, viagem que Ruy começou mas que regressou de imediato, no mesmo avião da ida, e que quando chegou a Luanda, começou a ser perseguido pelos tugas...
Há muito para contar e muito está mal contado, mas só quero dizer que, em 1927, meu avô António Correia de Freitas foi preso durante 5 anos para Cabo Verde, por escrever na «Província» que Angola precisava de ser independente!...
Nunca fomos a favor do antigo regime de Salazar, sofrendo sempre ameaças e acções que nos limitaram, mas tão pouco fomos colaboradores com a escória de traidores comunas que substituiu o regime salazarista». 

2 comentários:

  1. Eu era amigo do Ruy Correia de Freitas, do Aero Clube de Angola.
    Tive muita pena dele quando perdeu tudo em Luanda. Era bom homem. Dedicado amigo.
    Tenho saudades desse Senhor, que fez o favor de ser meu amigo.
    albertino.nj@gmail.com
    Florida, USA
    5/25/2020

    ResponderEliminar
  2. RUY CORREIA DE FREITAS,foi e será sempre o meu melhor AMIGO,foi ele que me ensinou a pilotar uma PIPER CUB no Aero Club de Angola nos anos 60.
    Foi ELE que me ensinou AEROMODELISMO.Tenho duas fotos tiradas no campo de aviação velho,(próximo da estrada de catete) que ELE me ofereceu,quando me visitou em AGUALVA CACEM ,nos anos 90
    Nunca te posso esquecer,viverás para sempre em meu pensamento.
    aafrednika68@gmail.com
    02/10/2020

    ResponderEliminar