CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 25 de abril de 2014

2 010 - O 25 de Abril de 1975 dos Cavaleiros do Norte

Viegas na praia da ilha de Luanda (em 1975) e partidos 
que concorreram (a 25 de Abril) às eleições Constituintes do mesmo ano


A 25 de Abril de 1975, realizaram-se as eleições para a Assembleia Constituinte, nas quais não votámos (eu e o Cruz), nesse dia a vadiar pro Luanda, já nos cabeceiros das nossas angolanas férias. Foi dia de almoçar no Amazonas, com o Albano Resende (o meu conterrâneo civil), que depois nos deixou na ilha, foi à vida dele e voltou, ao final da tarde, para uma mariscada no Barracuda. Vida boa!
Por Carmona, os Cavaleiros do Norte foram a votos, para a Assembleia Constituinte. O BCAV. 8423, «dando colaboração ao processo revolucionário de Portugal», encarregou-se da montagem das assembleias de voto e «verificou-se a ida às urnas de todo o pessoal que o quis fazer». Para tal, como leio no Livro da Unidade, «realizaram-se palestras orientadoras» a 16 e 23 de Abril e, a 24, «já no âmbito das comemorações do 25 de Abril, mais uma outra palestra, orientada por oficiais do CTC e BCAV. 8423, ambos delegados do MFA».
A 25 de Abril, «em cerimónia simples mas singela, realizou-se o içar da Bandeira Nacional, com as melhores honras militares e a presença de todos os oficiais do CTC e Batalhão de Cavalaria 8423». Assim foi o 25 de Abril de há 39 anos! 
- CTC. Comando Territorial de Carmona.

2 comentários:

  1. Faze hoje quarenta anos que nos encontrávamos no RC4 Santa margarida a formar o BCAV.8423.eu lembro-me que me encontrava a preparar o café para a primeira refeição mas achei estranho estar o refeitório vazio.quando me informarão que estava a ocorrer a queda do regime e ali fiquei a espera de novas informações .Final dos acontecimentos o regime caio mas tivemos de ir cumprir a nossa missão para o norte de ANGOLA em QUITEXE e UIGE na cidade de CARMONA.
    José Rebelo

    ResponderEliminar
  2. FOMOS PORQUE OS SUV AINDA NAO EXISTIAM.

    ResponderEliminar