Santa Margarida, com o RC4 em primeiro plano, de vista aérea, à direita.
Em baixo, a porta d´armas do quartel, em foto de Agosto de 2010
O coronel tirocinado Lobato Faria fez, a 15 de Março de 1974, a primeira inspecção de Instrução Operacional ao Batalhão de Cavalaria 8423 que, a esse tempo, jornadeava por Santa Margarida. Era Inspector de Região Militar de Tomar.
O dia era o dos 13 anos do levantamento armado do povo angolano do norte de Angola, particularmente no Quitexe - que iria ser o nosso poiso, do início da nossa missão. »mal imaginávamos...
O general Joaquim da Luz Cunha foi nomeado Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas - substituindo Costa Gomes (Chefe), exonerado pelo Governo de Marcelo Caetano, assim como António de Spínola (vice-chefe). Tinha sido comandante da Região Militar de Angola, em 1972.
O Clube de Teatro de Angola anunciou nesse dia que iria realizar espectáculos de rua, na marginal de Luanda - para comemorar o Dia Mundial do Teatro. A notícia era do jornal A Província de Angola, que também adiantava a deslocação do encenador Norberto Barroca, para «apoiar o trabalho que o Clube se propõe fazer».
A Comissão de Descolonização da ONU, nesse mesmo dia 15 de Março de 1974, aprovou ia moção «exigindo o termo da luta mantida pro Portugal contra os chamados movimentos de libertação». A moção foi apresentada pela Etiópia e subscrita por Tanzânia, Congo Costa do Marfim, Mali, Síria e Tunísia.
Foi isto há 41 anos, quando os Cavaleiros do Norte se preparavam para a jornada angola do Uíge!
Sem comentários:
Enviar um comentário