CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 20 de março de 2015

3 064 - Aviões para Angola e dois mortos em Lamego


 Furriéis milicianos Neto, Viegas e Monteiro, Rangers da CCS dos Cavaleiros do Norte, 
na avenida do Quitexe, em 1974. Em baixo, crachás das Operacionais Especiais



 Os Transportes Aéreos de Angola (TAAG) assinaram, a 19 de Março de 1974, o contrato para a aquisição de três Boeing´s 737-200 Advanced, o último modelo de fabrico. Os dois primeiros seriam entregues em Julho e Dezembro de 1975 e o terceiro em finais de 1976. Os dois primeiros tinham um custo de 515 000 contos.
A notícia foi lida no Diário de Lisboa desse dia, uma 3ª.-feira, estavam os (futuros) Cavaleiros do Norte em gozo da Licença de Normas, cada qual no seu chão natal. Na véspera, no mesmo jornal, soube de um acidente no Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE) - onde, no 2º. turno de 1973,  tínhamos acabado o curso de Ranger´s, eu, o Neto e o Monteiro (furriéis milicianos) e o alferes Garcia (da CCS, aquartelada no Quitexe), o alferes Mário Sousa e o furriel Manuel Pinto (da 1ª. CCAV., a de Zalala), o alferes João Machado e o furriel António Carlos Letras (2ª. CCAV., de Aldeia Viçosa) e o alferes Augusto Rodrigues e o furriel Armindo Reino, este do terceiro turno (3ª. CCAV., a de Santa Isabel) .
O rebentamento de uma granada, no dia 16 e na instrução de explosivos, minas e armadilhas, provocou dois mortos e 14 feridos. Morreram o aspirante a oficial miliciano Telmo Augusto Pinto Mesquita, que era o instrutor - natural de Ribalonga, concelho de Carrazeda de Ansiães. E o soldado cadete Victor Manuel Ramires Pereira, do Lavradio (Barreiro).
O aspirante Pinto Mesquita tinha sido, como soldado cadete, do 3º. turno de instrução de 1973 - o mesmo do furriel miliciano Reino. Que se seguiu ao nosso (o dos restantes Rangers dos Cavaleiros do Norte). Na trágica tarde de 16 de Março de 1974 e no decorrer da instrução de explosivos, sendo ele especializado neste tipo de instrução, procedia à demonstração do funcionamento do sistema de seguramça de uma armadilha montada com uma granada de mão defensiva, com anel de fragmentação.

Sem comentários:

Enviar um comentário