CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

3 224 - Cavaleiros de Aldeia Viçosa e reconquista do Lobito

Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa: furriéis milicianos 
António Carlos Letras, José Manuel Costa, António Artur Guedes e José 
Gomes. Todos a porem a leitura em dia

Notícia do Diário de Lisboa sobre
a reconquista da cidade do Lobito,
publicada no Diário de Lisboa
de 18 de Agosto de 1975

Os dias de há 40 anos eram acordados com notícias de todos os modos. A 17 de Agosto, a imprensa dava conta da possibilidade de FNLA e UNITA tentarem reconquistar o Lobito: «A situação parece deteriorar-se de novo, já que para ali  se dirigem forças dos outros dois movimentos, certamente para tentarem a reconquista».
A mesma imprensa desse dia dava conta que a UNITA estava a receber «grande quantidade de armamento através da Zâmbia, desembarcado no Luso e Silva Porto». Tais remessas incluiriam «material, pesado e possivelmente tanques». Em Nova Lisboa, segundo o comandante Monstro Imortal, «tem-se verificado uma verdadeira caça a todo o militante e simpatizante do MPLA» - que tinha sido derrotado na capital do Huambo.
Isto, foi há 40 anos!
Agora, fazem-se vésperas para o 15º. encontro do 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa. Inicialmente previsto para Setúbal, com mordomia do António Letras, passou para Salvaterra de Magos, com «mão» do António Artur Guedes. Será a 26 de Setembro, no restaurante Zé do Moínho. Em Setúbal e para aquele dia, não foi possível arranjar restaurante com dimensão suficiente.
«Foi informado o Beato, grande dinamizador destes encontros, que por sua vez deu conhecimento ao capitão Cruz (a hierarquia ainda funciona!) e ao Ramalho», contou o Guedes, referindo, também, que «os camaradas estarão a receber as cartas com a indicação do local e da ementa, esperando todos nós uma adesão em força, já que alguns dos que nunca tiveram a possibilidade de comparecer aos convívios, já foram contactados via telefone, uma vez que residem relativamente perto, como seja em Lisboa, Almada, Coruche, Almeirim e Ourém».
Vai ser um festão!!

Sem comentários:

Enviar um comentário