O Estádio 4 de Janeiro na tarde de hoje (jornal Público). Em baixo, a entrada do Estádio, quase igual à do tempo dos Cavaleiros do Norte, em 1975 |
A (nossa) cidade de Carmona, actual Uíge, está hoje de luto, devido à morte de 17 pessoas, ao alegadamente forçarem a entrada no Estádio Municipal 4 de Janeiro, para assistirem ao jogo Santa Rita de Cássia-Recreativo do Líbolo - da primeira jornada do GIRABOLA 2017 e a notícia da Lusa, citada pelo jornal PÚBLICO, dá conta, ainda, de mais de 60 feridos - 5 deles em estado grave.
O Santa Rita de Cássia é o clube da cidade do Uíge (Carmona), fundado há pouco mais de um ano e logo subiu à 1ª. divisão de Angola. O jogo assinalou a sua estreia no escalão maior do futebol angolano.
A mesma fonte indicou que o trágico acidente terá provocado a morte de vários adeptos, incluindo crianças, quando pretendiam entrar no campo, derrubaram o portão e foram pisadas. Os feridos foram transportados para o Hospital Provincial de Uíge.
O Estádio Municipal 4 de Janeiro é bem conhecido dos Cavaleiros do Norte, do tempo da nossa jornada africana do Uíge angolano. Entre outras situações, recordo o comício de Daniel Chipenda, em Junho de 1975, que naquele campo (então de terra batida) foi espaço para milhares de angolanos ouvirem aquele dirigente - ao tempo, na FNLA.
Era o campo de jogos do Clube Recreativo do Uíge (CRU), um dos mais populares da cidade e da província uíjana. Muito próximo do famoso «Diamante Negro».
- Notícia e foto do jornal Público
- Ver notícia da Televisão Popular de Angola, AQUI
- Notícia do jornal A Bola
Sem comentários:
Enviar um comentário