Cavaleiros do Norte de Zalala, da 2ª. CCAV. 8423: Santos e furriéis milicianos Jorge Barreto (enfermeiro, que se apresentou no RC4 há 43 anos) e José António Nascimento (vagomestre) |
O comandante Almeida e Brito ladeado pelo capitão José Manuel Cruz (à esquerda) e pelo alferes João Machado, ambos milicianos da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa do Uíge angolano |
Os também chamados exercícios de campo, segundo a Ordem de Serviço nº. 4, do RC4, de 6 de Março de 1974, envol-
veram já os quadros não especialistas - os futuros atiradores de Cavalaria, ao tempo integrantes de três Esquadrões de Instrução (4º., 5º. e 6º.), que seriam as futuras 1ª. CCAV., 1ª. CCAV. e 3ª. CCAV..
A entrada actual (interior) do RC4 |
Cap. Castro Dias |
As 3 Companhias
operacionais
As três companhias operacionais do BCAV. 8423, nestes exer-
cícios finais de Santa Margarida, tiveram participação dos seguintes quadros, todos milicianos, menos os 1ºs. sargentos:
- 1ª. CCAV. 8423 (ex-4º. EI), a de Zalala: tenente e futuro capitão Davide de Oliveira Castro Dias, aspirantes e futuros alferes José Manuel Lains dos Santos, Carlos Jorge da Costa Sampaio e Mário Jorge de Sousa Correia de Sousa (OE) - não participou Pedro Marques da Silva -, 1º. sargento Alexandre Joaquim Fialho Panasco e futuros furriéis Américo Joaquim S. Rodrigues, Fernando M. Mota Viana, Plácido Jorge O. G. Queiroz, Victor Moreira G. Costa, Jorge António Eanes Barata, Manuel Moreira Pinto (OE), João Matias Mota Aldeagas e José dos Santos Louro.
Cap. José M. Cruz |
Cap. José P. Fernandes |
O dia, por coincidência, foi o da apresentação de um dos primeiros futuros furriéis milicianos especialistas dos Cavaleiros do Norte: o enfermeiro Jorge Manuel Mesquita Barreto, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala.
Manuel Oliveira, condutor de Aldeia Viçosa |
Condutor Oliveira,
65 anos em Penafiel!
O condutor Oliveira, da 2ª. CCAV. 8423, festejou 23 anos a 18 de Fevereiro de 1975, em Aldeia Viçosa, Angola, onde estava aquartelada a 2ª. CCAV. 8423.
Manuel Joaquim Martins de Oliveira é originário do lugar de Serra, de Canelas, em Penafiel. E lá voltou a 10 de Setembro de 1975, depois fazendo vida como motorista de longo curso. Infelizmente, foi vítima de um AVC em 2000 e por isso se reformou em 2001.
Vice em Canelas e para lá vai o nosso abraço de parabéns pelos 65 anos que amanhã comemora! Que o faça por muitos e bons anos!
Sem comentários:
Enviar um comentário