CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 23 de junho de 2025

Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423 a «mobilizar tropas» para 2026!

O furriel José Adelino Querido «falou »as massas», exortando os Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423
para o encontro de 2026.  esquerda o furriel Carvalho (de bigode) e Ângelo Simões Teixeira 

O encontro da 3ª. CCAV. 8423 de 07/06/2025

O encontro dos Cavaleiros do Norte da 3ª. Companhia do BCAV. 8423 realizou-se a 7 de Junho, com chancela organizativa  do 1º. cabo Floro Teixeira.
O internamento da esposa (3 dias antes) «atrapalhou(lhe)» ligeiramente este dia de memórias dos tempos africanos do norte de Angola, mas os 14 magníficos da Amora estiveram «aos conformes».

«Faltou a foto de grupo e, no fim, o espumante para o brinde com o bolo, mas o internamento de minha mulher, toldou-me a abertura de espírito necessária», disse o Floro Teixeira, como se explicações tivesse a dar.
E não tem.
Ao encontro de 2025, na Amora - o mais a sul da história dos encontros dos Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423 -, compareceram 14 dos 79 listados, com o capitão José Paulo Fernandes à cabeça e como já ontem AQUI fizemos referência.
Os alferes milicianos Luís Pedrosa de Oliveira e Carlos Silva também participaram, assim como os furriéis milicianos José Fernando Carvalho, António Pires Flora e José Adelino Querido.
Assim como os praças Victor Feliciano, João Lino, Manuel Mendes (que está no Luxemburgo), Gabriel Morais, Arlindo Novo, Eurípedes Pavanito e Ângelo Simões Teixeira. E, óbviamente, o 1º. cabo Floro Teixeira.

Mobilizar as tropas
para o ano 2026!

O capitão José Paulo Fernandes - que, sublinha no 1º. cabo Floro Teixeira, «será eternamente o nosso capitão...» - cortou o bolo do encontro (na imagem ao lado) e sugeriu a todos para «não deixarmos morrer estes momentos de convívio» - como já ontem descrevemos.
O furriel José Adelino Querido interveio para exortar os Cavaleiros do Norte de Santa Isabel para se «mobilizarem as tropas».
O seu habitual estilo brincalhão de falar deu tempo, também,  para lembrar «as dificuldades de alguns companheiros» - que, por uma  e ou outras razões, «não puderam estar presentes» - citando, por exemplo, as distâncias e a mobilidade que (em cada um dos bravos Cavaleiros do Norte de há 51 anos) se vai perdendo.
A outros, a data não ajudou e foram notadas ausências de «alguns amigos que nunca faltam».
O organizador de 2026 será Ângelo Simões Texeira, que por Angola foi soldado de transmissões e, sendo de Pampilhosa da da Serra, é empresário do sector do calçado em Alverca do Ribatejo. Mas quer, para o ano, levar os companheiros da jornada africana para os seus chãos de origem.
Terá apoio do alferes Carlos Silva (e esposa, Mirita) e do furriel António Floro.
Já por lá perto, em Arganil, se realizou o encontro de 2013, então organizado pelo furriel João Cardoso
- NOTA: A esposa de Floro Teixeira encontra-se em casa, com prognóstico reservado, por indicação da médica e na condição de ir ao hospital fazer todos os exames necessários. Que tudo corra bem, com abraço solidário para o Floro!

Sem comentários:

Enviar um comentário