CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 1 de junho de 2025

Cavaleiros do Norte da CCS são «amigos a celebrar amigos»!

Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423 (não todos) junto ao Monumento aos Combatentes
em Ferreira do Zêzere. Durante o encontro de 31 de Maio de 2025

Amazonas e Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 em Pias
(Ferreira do Zêzere), ontem, dia 31 de Maio de 2025!


O padre Wojiech Kubrak (Adalberto) é polaco e, como já ontem contámos, foi o celebrante da missa de memória dos Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423, na Igreja de S. Luís de Pias, em Ferreira do Zêzere.
O sacerdote várias vezes se emcionou e, na sua homília e visivelmente emocionado, exaltou «as virtudes desta amizade que traz sempre mais amigos», que começou a ser construída em 1974 e 1975, sendo agora ainda maior porque «vem de há 51 anos e é tão forte que está mais viva e não esquece os amigos 
O padre Adalberto e Jorge Martins, do Núcleo
de Combatentes de Tomar/Ferreira do Zêzere
que já partiram, aqui hoje lembrados».
«Lembraram os falecidos mas a felicitar os vivos. Vocês são amigos a celebrar amigos», disse o sacerdote polaco, encerrando a celebração com «uma benção para vós, que lembaram os vossos amigos dos tempos de tropa, de há 51 anos».
A celebração presidida pelo padre Adalberto (que é o padre Wojiech Kubrak) encheu o templo de S. Luís de Pias e teve presença do Núcleo de Tomar da Liga de Combatentes (com Jorge Martins a hastear a bandeira, como se pode ver nas imagens). 
A celebração foi acompanhada pelo Coro da Paróquia de S. Luís de Pias.
Logo depois e no Monumento aos Combatentes, em Ferreira do Zêzere, usou da palavra o vereador Sérgio Morgado - o primeiro à esquerda, na primeira foto - , que exaltou «as virtudes de quem com bravura, e já depois do 25 de Abril, defendeu a Bandeira Portuguesa».
«Agradecemos ao Aurélio por vos trazer à nossa terra. É uma honra!», disse o autarca ferreirense.
Armando Cotrim, presidente da Junta de Freguesia (o segundo, na mesma foto), por sua vez, destacou Aurélio Godinho (o «nosso» Barbeiro), por «trazer a Ferreira do Zêzere os seus camaradas» dos tempos de Angola e ao Monumento dos Combatentes, que «honra os que serviram a nossa pátria com coragem».
Os Cavaleiros do Norte da CCS no
templo de São Luís de Pias (FF)

Lealdade, simpatia, 
disposição e amizade!
Parabéns ao Aurélio!

O alferes António Albano Cruz não pôde estar em Ferreira do Zêzere, por «motivos familiares inadiáveis», mas, em mensagem enviada, considerou que «nele recordaríamos as coisas boas e menos boas por que passámos em Angola e, sobretudo, os companheiros que há 50 anos nos marcaram pela sua lealdade, simpatia, boa disposição ou amizade».
Acrescentou:
«Estou certo que ireis ter mais um grande convívio, na linha dos anteriores, pelo que desde já fico a aguardar que no próximo nos possamos encontrar de novo, com muita saúde e a boa disposição de sempre.
Guardo boas recordações de todos, digo-o com muita sinceridade, pelo que espero que, com a vossa compreensão e bondade, esqueçam e perdoem o mais e melhor que podia ter feito por cada um e não fiz.
Parabéns ao Aurélio e a todos os que se empenharam neste encontro e em todos os que se seguirão.
De Santo Tirso, vai um grande abraço, amigo e solidário, para todos e respetivas famílias e, se não for mais cedo, espero que nos possamos encontrar pelo menos daqui a um ano.
Grande abraço.
António Sousa Cruz concluiu a sua mensagem (lida pelo furriel José Monteiro) com um «grande abraço»!
(continua)


Sem comentários:

Enviar um comentário