CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

4 962 - A última Bandeira de Portugal na Fazenda de Zalala!

A última Bandeira de Portugal da Fazenda de Zalala  arriada há mais de 45 anos e hoje lembrada em
Águeda: furriéis Ribeiro e Branco, da 1ª. CCAÇ. 4211, Davide Castro Dias, capitão e comandante da 1ª. CCAV.
8423, e furriel Viegas, da CCS do BCAV. 8423. Todos milicianos!
Os furriéis Ribeiro e Branco e o capitão Castro Dias
a desfiarem memórias num álbum de Angola


A última Bandeira de Portugal na Fazenda de Zalala foi arriada a 25 de Novembro de 1974, pelo comandante da 1ª. CCAV.  8423, o capitão miliciano Davide de Oliveira Castro Dias. Hoje, como se vê na imagem, «esteve» em Águeda.
O propósito foi (re)encontrar dois antigos 
A imagem de Nossa Senhora de Fátima
e o furriel Branco, em Zalala (1974)
combatentes de Zalala, que, enquanto militares da 1ª. CCAÇ. 4211 - a do capitão miliciano Palma Nunes -, foram antecessores dos Cavaleiros do Norte: os furriéis milicianos  Carlos Ribeiro e Joaquim Branco - ambos de Águeda, como o Viegas e o Neto. 
O Joaquim Branco, por lá mecânico-auto, há dias e sobre Zalala, foi reportado na SIC e falou da fé e das cartas a Nossa Senhora de Fátima, venerada na uíjana Fazenda Maria João, em Zalala, onde se aquartelavam os «caçadores» da 4211. Ver AQUI.
Hoje foi dia de fazer memórias desses tempos da jornada africana e Castro Dias foi portador da Bandeira de Portugal que, há pouco mais de 45 anos, arriou embrulhado num misto de emoções: o alívio do adeus a uma guerra que ia em 14 anos e o de estar a fazer história numa História de 500 anos de colonização.  
Hoje, em memória da jornada africana do Uíge angolano, (re)viram-se imagens (de álbuns que as não deixam esquecer) e reviveram-se momentos dos muitos momentos que fizeram a história desse tempo de nascer um novo país! Angola!!!   
O Gaiteiro actual

Américo Gaiteiro 
em 1974/1975
Gaiteiro, condutor da
CCS, 68 anos de vida!

O condutor Gaiteiro, da CCS do BCAV. 8423, festeja 68 anos a 10 de Fevereiro de 2020.
Américo Manuel da Costa Nunes Gaiteiro, dele se trata, é natural de Perafita, em Matosinhos, e lá regressou a 8 de Setembro de 1975. Trabalhou na PETROGAL (em Matosinhos) e está aposentado, agora cuidando-se de doenças da idade, que lhe tem dado algumas preocupações, mas não lhe tiraram a irreverência e a boa disposição. Faz regulares revisões médicas e diz ele que «está tudo sem problemas...». Mora em Matosinhos e para lá e para ele vai o nosso abraço de parabéns!
J. Verde em 2014

Verde de Aldeia Viçosa
é «maduro» de 68 anos! 

Joaquim Henrique Ferreira Pereira Verde, da 2ª. CCAV. 8423 (a de Aldeia Viçosa), comemora 68 anos a 10 de Fevereiro de 2020.
Naural do Casal da Cortiça, na freguesia de Barreira, em Leiria, e atirador de Cavalaria por terras de Angola, está aposentado, depois de uma longa carreira profissional na área da serração de mármores.-
Mora no Vale Gracioso, em Azóia, também em Leiria, e para ele vai o nosso abraço de parabéns!




Sem comentários:

Enviar um comentário