CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

4 969 - A Facção de Daniel Chipenda entre a FNLA e o MPLA!

Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel todos furriéis milicianos: José
Querido, Victor Guedes (falecido a 17/04/1998), António Fernandes, Agostinho Belo (de óculos e bigode,
que hoje festeja 68 anos no Retaxo, em Castelo Branco) e Ângelo Rabiço
Fernando Pires (que hoje faz 68 anos, em
Cascais) e Luís Costa, furriéis milicianos
 do Pelotão de Morteiros 4281
Noticia do Diário de Lisboa
de 17 de Fevereiro de 1975

Os tempos da jornada africana dos Cavaleiros do Norte pelo Uíge angolano, há 45 anos, eram de continuada expectativa sobre seu destino próximo: se para Luanda, se para Carmona - cidade capital do Uíge, onde ia ser extinto o BC12. 
A hora de voltar a casa, às nossas casas, aos nossos chãos e cheiros natais é que não havia mais de chegar. 
O problema da Facção Chipenda continuava por resolver, mas a UNITA, pela voz do secretário geral Miguel Nzau Puma, não punha objecções a que aderisse ao seu movimento, ou mesmo à FNLA de Holden Roberto.
Holden Roberto que, em Abidjan, capital da Costa do Marfim, afirmara na véspera que «tem sido bom o clima político que se respira em Angola». 
«Esperamos - acrescentou o presidente da FNLA - que o espírito que prevaleceu durante as conversações com os portugueses subsista, para que possamos chegar à independência sem demasiados conflitos e dificuldades».
Sobre as dissidências no MPLA, o líder da FNLA comentou que «deixaram de ser um problema de ordem interna para se transformarem num problema nacional».
«Nestas condições - disse Holden Roberto - tal problema deve ser resolvido de forma fraterna, portanto através do diálogo».
Sabemos hoje que as coisas não seriam, não foram bem assim! O tempo, ao tempo, era de esperança e confiança!
Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423: António
 Flora, Luís Costa, Agostinho Belo, Francisco
Bento e Joaquim Abrantes, na messe e bar
de sargentos do Quitexe


Belo, furriel de Zalala,
67 anos no Retaxo !

O furriel miliciano Belo, da 3ª. CCAV. 8423, comemora 68 anos a 17 de Fevereiro de 2020.
Agostinho Pires Belo foi vagomestre e regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975 - depois de terminada a sua missão angolana, que, Uíge fora, o levou pea Fazenda Santa Isabel e também pela vila do Quitexe e pela cidade de Carmona. Fez carreira profissional como funcionário de Finanças e, já aposentado, mora no Retaxo, a sua terra natal, em Castelo Branco.
É para lá que vai o nosso forte e saudoso abraço de parabéns!
Fernando Pires
em 2019

Pires, furriel dos Morteiros, 67
anos em S. Domingos de Rana!

O furriel miliciano Fernando de Freitas Pires, do Pelotão de Morteiros 4281, festeja 6o anos a 17 de Fevereiro de 2020.
Natural do Porto e regressado a Portugal já «preso» d´amores pela sua «mais-que-tudo» de sempre (enamorados desde o Quitexe das nossas muitas saudades!!!...), foi profissional da GNR, nesta qualidade integrando em forças especializadas que, em várias e sucessivas missões - Bósnia e Timor, por exemplo, o levaram a vários teatros de guerra espalhados pelo mundo.
Sargento-mor aposentado, mora em S. Domingos de Rama, no município de Cascais, para onde vai o nosso abraço de parabéns! 

Sem comentários:

Enviar um comentário