CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 11 de junho de 2020

5 084 - Cavaleiros do Norte da 3ª. VVAV. 8423, há 46 anos, chegaram a Santa Isabel !

A chegada da 3ª. CCAV. 8423 à Fazenda Santa Isabel, no dia 11 de Junho de 1974. Há 46 anos.
 Um ano depois, estava em rotação do Songo para Carmona e já depois de ter passado por
 Vista Alegre e Ponte do Dange !
O capitão miliciano Paulo Fernandes, comandante da
3ª. CCAV. 8423, e o 1º sargento Gouveia Marchã. Alguém
reconhece os outros dois militares?


Os Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423 chegaram à uíjana Fazenda Santa Isabel no dia 11 de Junho de 1974. Há rigorosamente 46 anos! 
O tempo, algo indiferente, parece «voar, voar, voar»..., embora esta jornada por terras uíjanas do norte de Angola não morra na memória destes antigos, garbosos e corajosos combatentes do BCAV. 8423!
Eram comandados pelo capitão miliciano José Paulo de Oliveira Fernandes e foram substituir a 3ª. CCAÇ. 4211, que lá concluía a sua missão Rodavam do Campo Militar do Grafanil, nos arredores da
Furriéis milicianos da 3ª. CAV. 8423, a de Santa Isabel
e à porta do bar: António Fernandes, Victor Guedes,
Ângelo Rabiço, José Querido e Agostinho Belo.
Há 46 anos!
cidade de Luanda, onde tinham chegado a 5 de Junho desse ano de 1974, voando de Lisboa (em avião dos TAM) e depois da instrução do RC4, em Santa Margarida.

Quadro de oficiais e
sargentos de Santa Isabel

O quadro de oficiais, todos milicianos, era formado pelos alferes Augusto Rodrigues, de Operações Especiais (Rangers) e, atiradores de Cavalaria, Carlos Silva, Pedrosa de Oliveira e Mário Simões. Também milicianos eram os furriéis Armindo Reina (Rangers), Delmiro Ribeiro, António Flora, António Fernandes, Alcides Ricardo, José Fernando Carvalho, Graciano Silva, António Luís Gordo, Grenha Lopes, Luís Capitão e José Querido (atiradores de Cavalaria), José Lino (mecânico-auto), Agostinho Belo (vagomestre), Ângelo Rabiço (enfermeiro), João Cardoso (transmissões) e Victor Guedes (armamento pesado). Já faleceram os furriéis Victor Guedes, a 17 de Maio de 1998 (em Sintra) e Luís Capitão, a 5 de Janeiro de 2010 (em Ourém).
O 1º. sargento Francisco António Gouveia Marchã era o chefe de secretaria. 
Jornadearam pela Fazenda Santa Isabel até ao dia 10 de Dezembro de 1974, quando rodaram para o Quitexe - juntando-se à CCS do capitão António Martins Oliveira (SGE). Aqui estiveram até 8 de Julho de 1975, então transitando  para a cidade de Carmona - numa operação que foi iniciada no dia 1 desse mesmo mês, quando para lá rodou um grupo de combate e apoio à reduzida guarnição dos Cavaleiros do Norte que lá «viveu» os trágicos combates entre a FNLA e o MPLA.

Comandante Carlos
Almeida e Brito

Almeida e Brito em
Vista Alegre e Liberato

O comandante Almeida e Brito deslocou-se, a 11 de Junho de 1974, há 46 anos, à Fazenda do Liberato e a Vista Alegre, onde estabeleceu «contactos operacionais» com os comandantes, respectivamente, da CCAÇ. 209/RI 21 e da CCAÇ. 4145. 
Asmbas associadas ao BCAV. 8423, como «unidades orgânicas», e dele operacionalmente dependentes, eram comandadas por capitães milicianos, respectivamente Victor Correia (no Liberato, a CCAÇ. 209/RI 21, principalmente formada por militares da incorporação local, com quadros europeus) e Raúl Corte-Real (em Vista Alegre, a CCAÇ. 4145, onde também visitou o Destacamento da Ponte do Dange).
O tenente-coronel Carlos Almeida e Brito, como se tornaria habitual, fez-se acompanhar por oficiais do Comando do BCAV. 8423.

Sem comentários:

Enviar um comentário