CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 23 de junho de 2020

5 096 - Comandante Almeida e Brito na Fazenda Maria João de Zalala!


Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala. Atrás, 1º. cabo Pereira, Mamarracho,  Mora,
Aprumado, Tarciso, Romão, Fião, Espinho (?) e Rocha (?). Sentados, furriel Manuel Dinis Dias, 1º.
cabo Dorindo, Lopes, Orlando Oliveira (?), 1º. cabo Rego e Azevedo
Fazenda Maria João, a de Zalala, «a mais rude escola
de guerra», onde se aquartelou a 1ª. CCAV. 8423, a
do capitão miliciano Davide Castro Dias

O comandante Carlos Almeida e Brito, tenente-coronel da Cavalaria,  deslocou-se à Fazenda Maria João, a de Zalala, no dia 23 de Junho de 1974, um domingo, à «a mais rude escola, de guerra».
A 1ª. CCAV. 8423 estava lá aquartelada,  em «a mais rude escola, de guerra», e o comandante dos Cavaleiros do Norte lá se deslocou no âmbito do plano de «estabelecimento de contactos operacionais». Foi escoltado pelo PELREC, segundo as normas de segurança militar, passando pela lendária e perigosa picada que, atravessando a Baixa do Mungage, ligava a fazenda ao Quitexe, onde se aquartelava a CCS e o Comando do BCAV. 8423.
Ao tempo, continuava a decorrer a Operação Castiço DIH», dividida em 4 fases e na qual já tinha participado o dito PELREC «com participação de todas as unidades orgânicas do BCAV.»  Por elas se entendam a CCS e as 3 companhias operacionais - as de Zalala (a 1ª. CCAV.), de Aldeia Viçosa (2ª. CCAV.) e a da Fazenda Santa Isabel (3ª. CCAV.), respectivamente comandadas pelos capitães António Martins Oliveira (SGE) e, milicianos, Davide de Oliveira Castro Dias, José Manuel Romeira Pinto da Cruz e José Paulo de Oliveira Fernandes. E também a CCAÇ. 4145, de Vista Alegre e do capitão Raúl Corte-Real, e a CCAÇ. 201/RI 21, a da Fazenda do Liberato e do capitão Victor Correia. Além dos GE´s.


Furriel J. Cardoso
Cardoso, furriel de Santa 
Isabel, 68 anos em Coimbra !

O furriel miliciano João Augusto Martins Cardoso, especialista de transmissões de infantaria da 3ª. CCAV. 8423, festeja 68 anos a 24 de Junho de 2020.
O Cardoso de Arganil foi especialista de transmissões e jornadeou pela Fazenda Santa Isabel, pela vila do Quitexe e pela cidade de Carmona, regressando a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, no final da sua jornada angolana do Uíge e fixando-se na sua terra natal. Funcionário público, radicou-se na cidade de Coimbra - onde mora, agora já aposentado e dali se «dividindo» pelas praias da Figueira da Foz, onde tem casa de veraneio e lazer.
Parabéns, onde quer que esteja nestes dias de festa dos 68 anos!!!
Augusto Hipólito
1º. cabo

Hipólito, 1º. cabo do PELREC,
68 anos em terras de França !

O 1º. cabo Hipólito, do PELREC da CCS do BCAV. 8423, festeja 68 anos a 23 de Junho de 2020.
Augusto de Sousa Hipólito, é dele que falamos, é natural de Vinhais, em Trás-os-Montes, e morava, ao tempo a missão angolana, na Azinhaga da Flamenga, em Marvila, na cidade de Lisboa, aonde regressou a 8 de Setembro de 1975, quando terminou a sua (e nossa) jornada africana de Angola, por terras do Uíge. 
Há muitos anos emigrado em França,  reside em Reims, trabalhou na área da construção civil - agora já aposentado. Parabéns para ele!   

Sem comentários:

Enviar um comentário