O furriel Viegas junto à Igreja de Santa Maria de Deus do Quitexe, ao lado a Missão do Padre Capela. Imagem de 24 de Setembro de 2019 |
Aos dias 21 de Junho de 1974, pelas terras uíjanas de Angola, os Cavaleiros do Norte do BCABV. 8423 iam no segundo dia da Operação «Castiço DIH» - a sua debutância operacional da jornada africana.
A primeira noite foi vivida com a natural ansiedade e cuidados destas circunstâncias, sem medos, é verdade, mas com a prudência que se exigia. No decorrer da operação e na acção «Colibri 310», «foi capturado um velho do «quartel» Aldeia, o qual, depois de interrogado, porque manifestou o desejo de voltar à mata, foi posto em liberdade».
O livro «História da Unidade», do BCAV. 8423 e de que nos socorremos, explica que foi posto em liberdade «de acordo com o panorama de aproximação pretendido e com vista a constituir exemplo de que as NT procuram uma solução diferente da anterior para o caso de Angola».
Foi um grupo do PELREC, comandado pelo furriel Viegas, que o foi «levar» à picada que, saindo do Quitexe e passando pelo cemitério, seguia para a Fazenda Luísa Maria e Camabatela.
Irmã Maria Augusta com o Ricardo, filho do alferes Cruz |
Família Cruz com a Irmã Maria Augusta |
Irmã Maria Augusta
faleceu há 13 anos!
A Irmã Maria Augusta Vieira Martins, irmã de sangue do padre Albino Capela, missionário no Quitexe, faleceu a 21 de Junho de 2006, há 14 anos.
religiosa da Congregação da Obra da Imaculada Conceição e Santo António, missionou no Quitexe e em Angola continuou, depois da independência, até pouco antes do falecimento, em Lisboa, para onde se deslocou em tratamento de doença cancerosa - aos 73 anos.
A Irmã Maria Augusta era a mais velha de 9 irmãos da Carvalheira, freguesia do município de Terras do Bouro. Iniciou a sua vocação de religiosa na Congregação da Obra de Santa Zita, passando para a da Imaculada Conceição e Santo António.
Colaborou activamente com os Cavaleiros do Norte, durante a sua missão no Quitexe, e hoje a recordamos com saudade! RIP!!!
São Morais a 21 de Junho de 2020 |
São Morais em 1974 |
São Morais, do Quitexe,
62 anos em Águeda!
Antónia da Conceição Corga Morais, a São Morais do Quitexe, festeja 62 anos a 22 de Junho de 2020, em Valongo do Vouga (Águeda).
Esteve ligada ao sector de restauração e ultimamente ao voluntariado social, tendo colaborado com Os Pioneiros, lar de uma IPSS de Águeda, no qual, no princípio da pandemia COVID-19, integrou uma equipa que, em duas semanas seguidas e em regime continuado de isolamento (sem sair da instituição), apoiou os utentes ali internados.
«Estivemos todos empenhados em fazer o melhor. A missão foi cumprida», comentou São Morais, no final do confinamento em regime de voluntariado e afirmando que «tenho muito orgulho em todos vós» - os seus companheiros desta jornada de solidariedade.
Casada e do «nó» ganhando o apelido Ribeiro Teixeira, foi avó há pouco mais de um ano. Para ela, vai o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário