CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 12 de setembro de 2020

5 179 - O louvor da Região Militar de Angola aos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423!

O comandante do CCAV. 8423, tenente-coronel Almeida e Brito (segundo a contar da direita), ladeado
 pelo furriel José Fernando Melo e alferes Jorge Capela e João Machado, e, à direita, o capitão
José Manuel Cruz, comandante da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa
O louvor da RMA ao BCAV.
8423 (clicar para ampliar)
BCAV. 8423

Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, há 45 anos chegados de Angola, adaptaram-se ao Portugal novo que encontraram, o melhor que puderem e souberam, após os seus 15 meses de missão por terras do Uíge e que mereceu louvor da Região Militar de Angola.
O louvor foi proposto pelo brigadeiro comandante do Comando Territorial de Carmona e publicado na Ordem de Serviço nº. 68, da RMA, datado de 26 de Agosto de 1975 e assinado pelo general Comandante da Região Militar de Angola (RMA).  
Nomeadamente, sublinha «uma grande determinação, uma constante vontade de bem cumprir, um elevado espírito de disciplina e uma noção perfeita de como uma Unidade se deve adaptar às tarefas que haja que executar, de perfeita harmonia com as determinações dos seus superiores hierárquicos». 
Trio de alferes milicianos do BCAV. 8423: Jaime
Ribeiro (sapador), Augusto Rodrigues (Rangers)
 e José Alberto Almeida (reabastecimentos)

Admiração e respeito
pelos Cavaleiros do Norte

O louvor enfatiza que «da sua acção muito beneficiaram as populações locais, de todas as etnias, pois pelo justo e adequado tratamento das missões que cumpriu resultaram, além das características já referidas, a aplicação de um espírito humanitário que o guindou a posição de grande admiração e respeito pela forma como conseguiu, em atitude de perfeita isenção, proteger todos os que às suas instalações se acolheram e posteriormente manter a mesma atitude para, finalmente, cumprir com brilhantismo uma da que certamente foi a mais delicada e difícil tarefa».
O louvor conclui:
«Da acção de todas as suas Praças, Sargentos e Oficiais se fica a dever, tanto na área do Quitexe como na de Carmona, o estabelecimento de um clima de segurança efectiva, pelo que é com a maior justiça que, em simples louvor, se leva ao conhecimento de todos a forma como o BCAV. cumpriu a sua missão, dentro do maior espírito de disciplina, evidenciando qualidades hoje já muito raras, constituindo-se, assim, como uma Unidade que, mercê da acção do Comando e seus graduados, nunca conheceu a chamada crise de disciplina, cumprindo exemplarmente todas as tarefas de que foi incumbido, grande parte dela em período sensível do processo de descolonização de Angola».


Armando Gonçalves
dos Santos (?)
Santos condutor da CCS,
68 anos na Guarda!

O soldado condutor Santos, da CCS do BCAV. 8423, a da vila do Quitexe, festeja 68 anos a 13 de Setembro de 2020, nos arredores da cidade da Guarda.
Armando Monteiro dos Santos (na foto?, alguem pode confirmar?) residia ao tempo em Guilhafonso, lugar da freguesia de Pera do Moço, concelho de Guarda, e lá regressou a 8 de Setembro de 1975. 

O mais que sabemos dele é pouco. Apenas que actualmente residirá na Quinta dos Bentos, Bairro do Chalé, na mesma cidade egitaniense, para lá «viajando» o nosso abraço de parabéns!
Entrada do quartel de Aldeia
Viçosa - a 2ª. CCAV. 8423 

Botelho de A. Viçosa,
68 anos em Lisboa !

Belarmino da Conceição da Silva Botelho foi soldado cozinheiro da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa,

e faz 68 anos a 13 de Setembro de 2020.
Natural do lugar de Mós, em Ferreirim, concelho de Lamego, lá regressou a 10 de Setembro de 1975. Foi louvado por proposta do comandante José Manuel Cruz, sublinhando «a maneira dedicada e eficiente como desempenhou os serviços da sua especialidade».
«Torneando todas as dificuldades encontradas e superando com o seu muito interesse os escassos meios de que dispunha, conseguiu ver o seu trabalho ser apreciado, com o que muito contribuiu para a manutenção da melhoria do bem-estar dos seus camaradas», conclui o louvor, publicado na Ordem de Serviço nº. 169 do BCAV. 8423.
Sabemos que actualmente mora na Rua Brunilde Júdice, em Lisboa.





Sem comentários:

Enviar um comentário