CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 28 de junho de 2022

5 847 - Cavaleiro ao sul em encontro com o Jacinto do Comando de Sector do Uíge!

O furriel Viegas, da CCS do BCAV. 8423 e o 1º. cabo Jacinto Diogo, do CSU, achados
 em finais de Junho de 2022, na algarvia Quarteira. Nada mais nada menos que 47
anos depois de jornadearem pelo angolano Uíge

Jacinto, 1º. cabo do CSU, nos tempos da jornada
africana do norte angolano do Uíge, em 1974/75



A tradição dos últimos anos (não covid) continuou neste 2022 que voa, já vamos no dia 28 de Junho, e em tempo de uma volta pelos sulistas Algarves, por lá nos achámos com companheiros da jornada africana do Uíge angolano.
Hoje, aqui trazemos o 1º. cabo Jacinto Sebastião Gomes Diogo, que foi 1º. cabo escriturário do Comando do Sector do Uíge (CSU) e contemporâneo dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, em Carmona - a actual cidade do Uíge e capital da província angolana do mesmo nome.
Já por lá estava, ao tempo ido de Odeleite, em Castro Marim, quando a CCS do BCAV. 8423 se aquartelou em Carmona - a 2 de Março de 1975. Regressado a Portugal, já pelo 1975 bem adentro, tornou-se empresário do sector da restauração, fundando e gerindo o muito afamado «O Jacinto», na Quarteira.
Restaurante onde, nunca se esquece de sublinhar o capitão Davide Castro Dias, o último comandante de Zalala, se come «o melhor arroz de marisco do mundo» - o que nós de novo comprovámos, quando agora lá estivemos.
As memórias voltaram a fluir este ano, principalmente sobre os dramáticos acontecimentos dos primeiros dias de Junho de 1975 - e já lá vão 47 anos!!!... -, recordados com emoção e cada vez mais seguros do papel determinante que os Cavaleiros do Norte tiveram na salvação de vidas e vidas de gente dos chãos uíjanos.
Septuagenário em boa forma física, pensa o Jacinto, porém, passar à reforma, podendo o filho seguir-lhe as pisadas empreendedoras que o levaram à criação, gestão e fama de «O Jacinto».
O 1º. cabo Delmar (1974)
Delmar Alves em
Dezembro de 2021



Delmar Alves, 1º. cabo
dos Morteiros, faz 70
 anos em Espinho!

O 1º. cabo Delmar Mendes Alves foi enfermeiro do Pelotão de Morteiros 4281, comandado pelo alferes miliciano João Leite, e popularizou-se no Quitexe por jogar futebol, sendo um excelente defesa central e alinhando pelo seu pelotão e pela equipa da CCS, nos torneios inter-subunidades.
Contemporâneo dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, na vila do Quitexe, onde nos
 recepcionou a 6 de Junho de 1974, lá tinha chegado a 16 de Abril do mesmo e de lá  saiu a 4 de Janeiro de 1975 (para a cidade de Carmona, onde nos voltámos a encontrar já em Março).
Está em festa dos 70 anos, hoje mesmo e em Espinho - de onde é natural e onde reside. Hoje, dia 28 de Junho de 2022.
Profissionalmente, trabalhou muito tempo na cidade do Porto, na gestão de uma loja do Grupo SuperCasa, especializada em tapeçarias e decoração de interiores, e agora goza os prazeres da reforma.
Para lá e para ele vão os nossos parabéns!
Fazenda Santa Isabel

Matias de Santa Isabel, 
70 anos na Pontinha!

O soldado António Manuel da Silva  Matias, atirador de Cavalaria de espacialidade militar e combatente da 3ª. CCAV. 8423, festeja 70 anos a 28 de Junho de 2022.
Hoje mesmo.
Cavaleiro do Norte da Fazenda Santa Isabel, depois do Quitexe e ainda de
 Carmona, o seu nome não consta da lista do embarque do regresso a Portugal, no dia 11 de Setembro de 1975. Por razões que desconhecemos.
Sabemos que mora(rá) agora na zona da Pontinha, em Lisboa (na Rua da Liberdade do Casal da Perdigueira), e para lá vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário