CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 8 de abril de 2014

1 992 - Saudades do Jorge Barata de Zalala!

Jorge Barata, Lains dos Santos e Américo 
Rodrigues, Cavaleiros do Norte de Zalala (1974/75)

O Barata faria hoje 62 anos, mas há já mais de 16 anos que é uma saudade dos Cavaleiros do Norte, em particular dos de Zalala. Furriel miliciano atirador de cavalaria, fez especialidade na Escola Prática de Santarém e lá foi mobilizado para Angola, passando antes por Santa Margarida, no RC4 - a nossa unidade mobilizadora.
O Barata faleceu a 11 de Outubro de 1997, vítima de um enfarte de miocárdio, na sua natal terra de Alcains - onde era contabilista e foi futebolista do clube local. Na véspera, ainda deu um treino, sentiu-se mal, foi levado ao hospital, mas não resistiu à violência do enfarte. Deixou viúva e dois filhos - um casal!
Um destes dias nos reencontraremos, amigo Barata!
Há 39 anos, por este dia, os Cavaleiros do Norte jornadeavam pelo Uíge e, em Luanda, foi atacado um avião sul-africano, um Boieng 747 que preparava aterragem no aeroporto. Voava sobre o Bairro Popular e estrada de Catete e  chegou a ser atingido, mas aterrou sem problemas para os seus 287 passageiros. No entanto, indo em viagem para Londres, regressou a Joanesburgo, pois os buracos abertos na fuselagem deram origem a uma despressurização no interior da cabine
Outra novidade, bem melhor, foi a da suspensão da censura - decretada pelo Alto Comissário Silva Cardoso e pelo Colégio Presidencial, logo depois dos sangrentos incidentes registados na cidade. Só era permitida a divulgação dos comunicados oficiais.
Ver AQUI

5 comentários:

  1. Companheiro, amigo, Camarada,este Barata está guardado no meu coração,longos tempos passamos juntos e partilhamos as alegrias, tristezas,perigos, as saudades, as doenças e sei lá que mais, desde Santarém, por Santa Margarida e por terras de Angola.Ainda recentemente , num parco encontro de alguns Camaradas de Zalala, fostes recordado. "Tá a parti-la" toda a gente se lembra com saudade desta tua frase, que traduzida queria dizer, vamos dormir,o trabalho está feito,não chateiem ,hora de descanso.Até um dia destes Grande Amigo e Camarada.

    ResponderEliminar
  2. Companheiro, amigo, Camarada,este Barata está guardado no meu coração,longos tempos passamos juntos e partilhamos as alegrias, tristezas,perigos, as saudades, as doenças e sei lá que mais, desde Santarém, por Santa Margarida e por terras de Angola.Ainda recentemente , num parco encontro de alguns Camaradas de Zalala, fostes recordado. "Tá a parti-la" toda a gente se lembra com saudade desta tua frase, que traduzida queria dizer, vamos dormir,o trabalho está feito,não chateiem ,hora de descanso.Até um dia destes Grande Amigo e Camarada.

    ResponderEliminar
  3. Companheiro, amigo, Camarada,este Barata está guardado no meu coração,longos tempos passamos juntos e partilhamos as alegrias, tristezas,perigos, as saudades, as doenças e sei lá que mais, desde Santarém, por Santa Margarida e por terras de Angola.Ainda recentemente , num parco encontro de alguns Camaradas de Zalala, fostes recordado. "Tá a parti-la" toda a gente se lembra com saudade desta tua frase, que traduzida queria dizer, vamos dormir,o trabalho está feito,não chateiem ,hora de descanso.Até um dia destes Grande Amigo e Camarada.

    ResponderEliminar
  4. Estava a partir pedra mas acordei
    o Barata nunca esquecido e muitas vezes lembrado com saudade
    Jorge Barreto

    ResponderEliminar
  5. Verdade mesmo !!!
    Partiu cedo demais!!!
    Um dia desses voltaremos a juntar algures!!
    Até lá..
    Manuel Pinto

    ResponderEliminar