CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 9 de junho de 2013

1 695 - Nomes lembrados da jornada angolana...

Alfredo Coelho (Buraquinho), Miguel Teixeira e Moreira (enfermeiro), em cima. 
Monteiro, Domingos  (estofador) e Viegas (em baixo), a 1 de Junho de 2013, em Santo Tirso

***********************

Abílio Duarte e esposa (em cima), José Pires (Bragança)  e Nelson Rocha, com o filho (em baixo)


*********************************

José Gomes (enfermeiro) e José A. Gomes (condutor, de quico), Vicente Alves (camisa azul), António José Cruz (verde), Delfim Serra (bigode) e João Monteiro (Gasolinas)

O comandante Almeida e Brito foi lembrado no Encontro de Santo Tirso. «Deu-nos o exemplo. Foi uma referência!», disse o capitão Luz. Acrescentou que «não era perfeito», pois «ninguém é», mas sublinhou-lhe «as virtudes militares», que «vivia intensamente e queria passar e exigia dos seus homens».
O Viegas, antes, quando se referira ao 1 de Junho de 1975, lembrara o que «hoje reconhecemos com a lucidez que não tínhamos ao tempo», citando «a sorte de, nesse dia trágico, e seguintes, termos um comando competente, corajoso e não hesitante». E o Machado também frisara «a confiança que todos sentimos» sob o seu comando.
Outros militares lembrados foram o capitão Oliveira, que comandou a CCS, e os «seus rigores do RDM e das NEP´s», por vezes exagerados - digo eu. O capitão Falcão, que foi «determinado, competente  e seguro» e vive momento de saúde menos bom.  E o tenente Mora, o adjunto do comandante da CCS, que «era milimétrico nas suas coisas», disse o capitão Luz, e até na medição dos calções do pessoal ou, mas prosaicamente, na exigência da palada, do  clássico cumprimento militar. Por alguma razão, entre nós o chamávamos de tenente Palinhas.
- ALMEIDA E BRITO. Carlos José Saraiva de Lima Almeida e Brito. tenente coronel e comandante do BCAV. 8423. Foi, depois, entre outros cargos, 2º. comandante da Região Militar do Centro (Coimbra), comandante da Região Militar Sul (Évora) e 2º. comandante geral da GNR, atingindo oposto de general. Faleceu, de doença súbita, a 20 de Junho de 2003, aos 76 anos.
- OLIVEIRA. António Martins de Oliveira, comandante da CCS. Atingiu a patente de major e dirigiu o DRM de Aveiro.
- FALCÃO. José Paulo Montenegro Mendonça Falcão, capitão e oficial de operações. É tenente coronel aposentado e reside em Coimbra.
- MORA. João Eloy Borges da Cunha e Mora, tenente e adjunto do comandante da CCS. Faleceu a 21 de Abril de 1993, aos 67 anos.



Sem comentários:

Enviar um comentário