CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 28 de junho de 2013

1 714 - O 1º. sargento Falho Panasco...

Queirós, Rodrigues e Fialho Panasco, em Vista 
Alegre, norte de Angola (1975). Na foto de baixo, na confraternização de Águeda (1995)


O 1º. sargento Fialho Panasco faleceu a 28 de Junho de 2005! Há 8 anos! Vítima de doença do foro oncológico, em Carnaxide, arredores de Lisboa. Foi responsável administrativo da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e mereceu louvor do Comando Territorial de Carmona, por proposta comandante Almeida e Brito.
O louvor foi publicado na ordem de serviço nº. 174  e sublinha que «na espinhosa missão de responder por uma subunidade, sempre demonstrou o maior zelo e inexcedível sentido de responsabilidade», de que resultou «creditar-se como excelente auxiliar na administração da sua companhia».
As vários rotações da 1ª. CCAV. 8423 - de Zalala para Vista Alegre e Ponte do Dange, primeiro, depois para Carmona e finalmente para Luanda -, «em muito dificultaram o controlo de toda a vida administrativa», mas isso «não lhe mereceu reparo, antes pelo contrário, em todas essas situações mostrou a melhor prontidão, dedicação e espírito de sacrifício, superando desse modo as dificuldades vividas».
O 1º. Fialho Panasco era «disciplinado, de trato correcto, de elevado sentido de colaboração, vincada lealdade para o comando que serviu», razão por que, regista o louvor, «tem de considerar-se ser digno do conceito em que era tido e agora novamente confirmou», cotando-se como «precioso auxiliar e conselheiro do seu comandante, motivos esses que levam a garantir a sua eficiência em qualquer outra situação militar que viva». O comandante de Zalala era o capitão miliciano Davide Castro Dias.
O 1º. Fialho Panasco foi pai de um casal e avô de três netos - uma rapariga de 23 e dois gémeos de 18 anos.
«Foi um bom pai e um bom marido», disse-nos a viúva, Ivone Susete Maurício Vigares Panasco.
Aqui fica a nossa memória por ele!
- PANASCO. Alexandre Joaquim Fialho Panasco, 1º. sargento, chefe 
da secretaria da 1ª. CVCAV. 8423. Nasceu a 17 de Outubro de 1935, 
em Santo Aleixo (Monforte). Faleceu, já aposentado, como  sargento-mor.

Sem comentários:

Enviar um comentário