A porta d´armas do BCAV. 8423, no Quitexe.
À direita, vê-se a bandeira portuguesa, no edifício do comando
À direita, vê-se a bandeira portuguesa, no edifício do comando
O blogue tem andado a distribuir entusiasmos e festividades sobre os encontros confraternizadores da CCS e da 3ª. CCAV. e, involuntariamente, deixou para trás a recordação de momentos relevantes da nossa jornada africana, vividos por estes dias de 1974 e 1975, nas terras uíjanas.
- A 6 de Junho, a CCS, comandada pelo capitão António Martins de Oliveira, chegou ao Quitexe. A guarnição incluía o comando do batalhão, com o tenente coronel Almeida e Brito.
- A 7 de Junho foi a vez de a 1ª. CCAV. chegar à «mais dura escola de guerra», a Zalala. O comandante era o miliciano capitão Davide de Oliveira Castro Dias.
- A 10 de Junho, foi a vez da 2ª. CCAV. chegar a Aldeia Viçosa, com o capitão miliciano José Manuel Romeira Pinto da Cruz.
- A 11 de Junho, os comandados de José Paulo de Oliveira Fernandes, a 3ª. CCAV. 8423, chegaram a Santa Isabel.
Em 1975:
- A 6 de Junho, a 1ª. CCAV. 8423 rodou para Carmona, indo instalar-se na ZMN. Completou a rotação no dia 12 de Junho, «entregando os quartéis da área do Songo às AA, conforme o determinado».
Foi isto há 39 e 38 anos.
E nós, Cavaleiros do Norte, a recordar estas datas, feitos sexiiiiiiigenários!!!
O tempo passou!!!
Ó Viegas, só mesmo tu...
ResponderEliminarAdmira-me como realmente lembras estas coisas todas, é impressionante...
Madeleno
conheci o vº capitão Cruz por terras de Sta Maria d Feira! B. pessoa. E...mt bom desportista Acima de tudo o seu amado voleibol e a sua Barrinha d Esmoriz!
ResponderEliminar