CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 11 de maio de 2018

4 122 - Cavaleiros em festas de anos, dos 66 aos 76 de Albino Capela!

O capitão Davide Castro Dias, comandante da 1ª. CCAV. 8423
8423, ladeado pelos alferes milicianos Pedro Rosa e Lains
 dos Santos, no encontro de 2016
O alferes João Machado e o
capitão Castro Dias em 1975

Castro Dias, o dirigente do
Sindicato dos Professores
do Norte /CGTP/IN)

O padre Albino Capela num baptizado da
Igreja da Mãe de Deus do Quitexe

O dia 11 de Maio é de aniversário natalício de vários Cavaleiros do Norte: o capitão Davide Castro Dias, o furriel José Freitas Ferreira e os soldados José Caetano e Jaime Fernandes. Também do dr. Albino Capela, que foi padre da Igreja da Mãe de Deus do Quitexe! 
O dia assinala, também, o falecimento do soldado clarim João Marques, que foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423.
Castro Dias

Castro Dias, capitão
de Zalala, 76 anos!

Davide de Oliveira Castro Dias foi capitão miliciano de Infantaria e comandante da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, o que lhe valeu lou-
vor do comandante Almeida e Brito porque «soube sempre orien-
tar a sua subunidade para o cumprimento das missões que lhe fo-
ram solicitadas, muito embora as circunstâncias nem sempre fossem favoráveis, quer devido ao isolamento iniciam que a Companhia viveu, quer, depois, devido a ter transitado para zonas particularmente delicadas».
Ali foi, sublinha o louvor, «zelador do cumprimento do processo de descolo-
nização, o que nem sempre se mostrou fácil de conseguir».
O louvor destaca que foi «disciplinado, de lealdade vincada, não olhando aos esforços pedidos, a que uma saúde frágil por vezes não correspondida, pro-
curou sempre as melhores soluções para os problemas em discussão, torneando as dificuldades logísticas por vezes vividas, de modo a obter as melhores condições de vida para os seus subordinados que muito estima».
Isso, mesmo assim, «não constituiu motivo de abrandamento da sua acção de comando», sublinha o louvor do comandante Almeida e Brito, precisando que «deste modo se credita merecedor de ver os serviços por si prestados à RMA enaltecidos pelo presente louvor» - que foi publicado na Ordem de Serviço nº. 174 do BCAV. 8423.
Castro Dias seguiu, profissionalmente, a carreira do ensino, como professor e director de escolas, assim como dirigente sindical (no Sindicato dos Professores do Norte, afecto à CGTP/IN). Festeja 72 magníficos anos! Parabéns!
Furriel Freitas Ferreira

Freitas Ferreira, 66
anos em Guimarães

José Maria Freitas Ferreira foi atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, mas um acidente de em serviço, a 1 de Julho de 1974, levou à sua reclassificação como ama-
nuense e colocação, já em Outubro desse ano, numa unidade de Luanda.
O acidente aconteceu no Quibaxe, numa curva para a Fazenda Maria Fernanda, onde o Unimog em que se-am «atravessou a estrada e caiu na ravina».
«Eu rebolei até ao fundo, assim como o condutor», recorda-se o Freitas Ferreira, referindo que «não me lembro do nome dele», do condutor.
Ambos ficaram feridos - o furriel com uma perna e clavículas partidas«Gostava mais de ter continuadoest em Aldeia Viçosa, com os nossos companheiros da Companhia», disse ele, que vive em Costa (Guimarães), onde é profissional da área da auditoria, consultadoria fiscal e contabilidade.
Hoje, festeja 66 anos e para ele vai o nosso abraço de parabéns!
José Caetano
Caetano, o clarim, 66
anos em VN de Gaia !

O soldado clarim Caetano, da CCS dos Cavaleiros do Norte, festeja 66 anos a 11 de Maio de 1952. 
José António Cardoso Caetano é natural do Bairro do Bonsucesso, da cidade do Porto, aonde regressou a 8 de Setembro de 1975. Tem a particularidade de o seu registo de nascimento ter sido efectuado apenas no dia 25 desse Maio de há 66 anos, Actualmente, vive em Vila Nova de Gaia, na Rua das Oliveiras, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

António Albino Vieira Martins Capela foi o padre da Igreja da Mãe de Deus do Quitexe, onde sacerdotava o padre Albino Capela. Pertencia á Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e, depois de regressar a Portugal deixou o sacredócio e cursou
Humanidades na Universidade Católica. Casou e é pai  de um casal, sendo frequentador habitual dos encontros anuais da CCS, «sem nunca esquecer Angola», onde viveu das maiores e mais marcantes experiências de vida.
Vive em Barcelos e hoje festeja 76 anos! Parabéns!

A Fazenda de Zalala, a da 1ª. CCAV. 8423


Jaime, de Zalala, 66
anos em Odivelas!

O soldado condutor Jaime Galvão Fernandes foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423 e festeja 66 anos a 11 de Maio de 2018.
O seu nome não consta da relação do pessoal da Companhia de Zalala que a 9 de Setembro de 1975 desembarcou no aeroporto de Lisboa, depois da jornada africana de Angola. Nãlo sabemos a razão. O furriel João Dias informou o blogue que mora em Odivelas, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Marques de Zalala
faleceu há 9 anos ! 

João Nunes Marques foi soldado da 1ª. CCAV. 8423 e faria 66 anos a 11 de Maio de 2018. Faleceu há quase 9 anos! 
Clarim dos Cavaleiros do Norte de Zalala, regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 e fixou-se em Vale do Coelheiro, freguesia de Santo André dos Toseiros, em Castelo Branco - a sua terra natal. Faria 66 anos a 11 de Maio de 2018, mas faleceu a 20 de Dezembro de 2009 e aqui o recordamos com saudade! RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário