CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 18 de maio de 2018

4 129 - A cimeira angolana e o gigantesco êxodo dos portugueses

Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423 no encontro de 2016, em Ferreira do Zê-
zere. Este ano, os homens da Fazenda Santa Isabel  e do BCAV. 8423
vão reunir-se a 2 de Junho, na Mealhada
Os furriéis milicianos António Flora e António Fernan-
des, ambos atiradores de Cavalarie e no final de uma
caçada na Fazenda Santa Isabel 

A notícia maior do dia 18 de Maio de 1975, por Angola, tinha a ver com a data da realização da cimeira dos três movimentos de libertação: MPLA, FNLA e UNITA. 
«Deve realizar-se no dia 1 de Junho, em Luanda, de acordo com rumores insistentes que correm na capital», referia o Diário de Lisboa.
O vespertino da capital portuguesa adiantava que «um pormenor que pode confirmar esta hipótese» era a insistência com que o jornal A Província de Angola, afecto à FNLA, estava a «noticiar o regresso de Holden Roberto» a Luanda.
O Diário de Lisboa de 19 de Maio de 1975
Ao mesmo tempo, também de acordo com o vespertino  Diário de Lisboa, «o espectáculo do aeroporto de Luanda é verdadeiramente impressionante, com os europeus a saírem em massa», acrescentando que «o êxodo atinge proporções gigantescas».
Os números, de resto, eram bem expressivos e explicavam tudo, ou quase tudo: de Janeiro a Abril desse ano, tinham saído cerca de 5000 pessoas de Angola - principalmente para Portugal. Pois só no último fim de semana, o segundo de Maio de 1975, noticiava o Diário de Lisboa que «abandonaram Angola, por via aérea, cerca de 4000 pessoas».
Números brutais. Assim ia o processo de descolonização de Angola.

Rocha de Santa Isabel, 66
anos na Figueira da Foz!

O soldado condutor auto-rodas Rocha, da 3ª. CCAV. 8423, festeja 66 anos a 19 de Maio de 2018, na Figueira da Foz.
Manuel dos Reis Rocha foi Cavaleiro do Norte de Santa Isabel e do Quitexe, antes de Carmona, da Companhia liderada pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes, e regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975. Fixou-se no lugar de Arneiros de Fora, da freguesia da Maiorca, no concelho de Figueira da Foz.
Mora agora na Rua da Alegria, nesta cidade litoral do centro do país, e para ele vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário