quinta-feira, 31 de maio de 2018

4 142 - A partida da 1ª. CCAV. 8423 e o encontro dos Cavaleiros de Santa Isabel!

Grupo de Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, que há precisamente 44 anos
 embarcaram em Lisboa, com destino da Luanda, para a sua comissão militar
em Angola. O grupo da foto inclui alguns militares do recrutamento local
Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423. À frente
e de pé, os furrieis Nascimento, Rodrigues e Ma-
nuel Dias. Sentados, 1º. cabo Ferreira (de óculos)
e os furriéis Barata e Louro. E, mais atrás, quem
serão estes dois «zalala´s»?

A 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala e do capitão miiciano Davide Castro Dias, partiu para Luanda ao final da noite de 31 de Maio de 1974 - hoje se passam 44 anos! Já a CCS por lá estava, há 2 dias!
O BCAV. 8423 tinha ainda a 2ª. CCAV. e a 3ª. CCAV. em lista de espera para o voo e, de acordo com o Livro da Unidade, «embarcou para a RMA quase completo». Na verdade, vale a pena recordar, «faziam-se sentir duas faltas importantes» - casos do 2º. coman-
dante e do oficial de reabastecimentos. O primeiro, por ter sido «desviado para o Co-
mando Chefe das Forças Armadas da Guiné, este por se encontrar com baixa ao Hospital 
Militar Principal».
O 2º. comandante era o  major de Cavalaria José Luís Jordão Ornelas Monteiro, mais tarde promovido a tenente-coronel e que, com esta patente, foi aposentado. Faleceu a 16 de Julho de 2011, com 80 anos. Só seria substituído, no BCAV. 8423 e pelo capitão José Diogo da Silva Themudo, em Março de 1975.
O oficial de reabastecimentos era o alferes miliciano Gaspar José F. Carmo Reis, que nunca chegámos a conhecer e que, porém, foi «julgado incapaz para o serviço militar». Foi substituído, já em terras de Angola, pelo também alferes miliciano José Alberto Alegria Martins de Almeida, que, em rendição individual, chegou ao Quitexe em Julho de 1974.
Os furriéis Flora e Car-
doso (ambos de azul)
e Carlos Carvalho

Cavaleiros de Santa Isabel
encontram-se na Mealhada

Os Cavaleiros do Norte da 3ª. CAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, reúnem-se a 2 de Junho de Junho de 2018, em Santa Luzia - à saída de Coimbra para a Mealhada (a norte), em plena IC2 (a antiga Estrada Nacional nº. 1).
A concentração está marcada para as 12 horas, no restau-
rante Manuel Júlio - onde vai decorrer a confraternização gastronómica -, e a organização deste (re)encontro de memórias está a cargo do (ex-furriel de transmissões) João Augusto Martins Cardoso (telemóvel 939908807)  e do Carlos Alberto Baptista de Carvalho - que lá mora bem perto, no Barcouço, e foi atirador de Cavalaria na jornada africana do Uíge angolano, por terras de Santa Isabel, Quitexe e Carmona (916216923).
João Teodósio

Teodósio de Aldeia Viçosa,
66 anos em Almeirim!

O 1º. cabo mecânico-auto Teodósio, da 2ª. CCAV. 8423, festeja 66 anos a 1 de Junho de 2018.
João Francisco Ribas Teodósio foi Cavaleiro do Norte de Al-
deia Viçosa e é natural e residia na Rua da Fé, em Almeirim, aonde regressou no dia 10 de Setembro de 1975 - quando terminou a sua co-
missão militar por terras de Angola. Lá fez a sua vida familiar e profissional e lá continua a viver, agora na Rua dos Aliados e com o apelido Ferro acrescen-
tado ao nome, e lá trabalha, para lá indo o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário