CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 25 de maio de 2018

4 136 - Cavaleiros do Norte da CCS à espera da partida para Angola!

Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa: furriel Jesuíno
 Pinto e 1º. sargento Fernando Norte (ambos já falecidos) e alferes milicianos
Domingos Carvalho de Sousa e João Francisco Pereira Machado, que
amanhã festeja 66 anos na cidade da Amadora
Cavaleiros do Norte rádio-montadores da CCS: 1º. cabo Ro-
dolfo Tomás, furriel António José Cruz, 1º. cabo António
Pais e soldado António Silva

Os mobilizados do BCAV. 8423 faziam, há 44 anos, as suas vésperas de partida para Angola, já depois do 25 de Abril de 1974, e muito expectantes quanto ao seu futuro próximo.
Ao tempo especulava-se muito sobre a possibilidade de mais nenhum militar português partir para uma das várias frentes da batalha - a Guiné, Angola e Moçambique, os cenários mais difíceis,
O comandante Almeida e Brito e o capi-
tão José Paulo Falcão em 1995, no
encontro de Águeda
ou para Timor, para Cabo Verde ou até os «sim-páticos» Açores. Mas os Cavaleiros do Norte sa-biam, e sabiam porque tal lhes foi dito em Santa Margarida, pelo comandante Carlos Almeida e Brito, que a jornada africana era inevitável.
Dúvidas houvesse, e não havia nenhuma!!!..., a partida do comandante Carlos Almeida e Brito para Angola, com o capitão José Paulo Falcão (oficial adjunto do BCAV. 8423) e o alferes miliciano José Leonel Hermida (oficial de transmissões), todas desfazeria. Viajaram, antes de todo o BCAV. 8423 (as 4 Companhias), partindo no dia 22 de Maio e em avião dos Transportes Aéreos Militares - os TAM. 
A (sua) chegada a Luanda coincidiu com a situação de «finalmente o BCAV. 8423 ter conhecimento do seu local de destino» - que era o sub-sector do Qui-
texe e o livro «História da Unidade» identifica(va) esta localidade como «terra promissora de Angola, capital do café e vila-mártir de 1961».
Os futuros Cavaleiros do Norte, a esta data de há 44 anos e ainda em Portugal, não imaginavam, naturalmente, qual seria o seu destino angolano.
O alferes João Machado e o
capitão Castro Dias

Alferes Machado, 66
anos na Amadora !

O alferes miliciano Machado, da 2ª. CCAV. 8423, festeja 66 anos a 26 de Maio de 2018.
João Francisco Pereira Machado era especialista de Ope-
rações Especiais (Rangers) e, na prática, 2º. comandante dos Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa. Ao tempo, residia na Rua José Maria Silvestre, freguesia de S. Sebastião da Pedreira, em Lisboa, aonde regressou no dia 10 de Setembro de 1975.
A sua acção operacional justificou um louvor do comandante Carlos Almeida e Brito, tenente-coronel, exaltando que «manifestando a maior boa vontade e de-
terminação nas situações que lhe foram impostas, cotou-se como um bom ofi-
cial, o que se tornou sobretudo notório no todo coeso que conseguiu dos ho-
mens que directamente comandou».
O louvor acrescenta que era «de elevado sentido de servir e de extrema dedi-
cação», tendo mostrado «excelente comportamento em todas as situações que viveu, merecem destaque no decurso dos graves incidentes vividos na cidade de Carmona». Nessa ocasião, sustenta o louvor publicado na Ordem de Servi-
ço nº. 174, «nova e mais abertamente pôs as suas qualidades à prova».
Aposentado da administração fiscal, João Machado vive as alegrias da vida pelas terras da Amadora, para onde vai o nosso abraço de parabéns!


Fazenda Santa Isabel, quartel
da 3ª. CCAV. 8423
Ferrão e Oliveira, os 66
anos de 2 «santa isabéis»!

Os soldados Ferrão e o Oliveira, Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, festejam 66 anos a 26 de Maio de 2017.
Mário Jorge da Costa Ferrão foi cozinheiro dos Cavaleiros do Norte e era (é) natural do lugar de Vila Chã, no concelho de Seia, aonde re-gressou a 11 de Setembro de 1975, depois de cumprida a sua comissão de ser-
viço em Angola. Mora em Paranhos da Beira, também no concelho de Seia.
Fernando da Silva Oliveira, também da 3ª. CCAV. do capitão José Paulo de Oli-
veira Fernandes, foi apontador de morteiros e na mesma data regressou ao lu-
gar de Sub-Estrada, em  Nespereira, freguesia de Pinheiro, no concelho de Guimarães, onde actualmente reside. 
Para ambos, vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário