Hipólito e Viegas (atrás), Caixarias, Silvestre (?) e Francisco. Militares do
PELREC na Fazenda Luísa Maria, no dia 13 de Outubro de 1074 - há 39 anos
Há precisamente 39 anos, dia 13 de Outubro de 1974, também era domingo e o PELREC foi em missão à Fazenda Luísa Maria, onde estava um destacamento militar, ao tempo guarnecido por um pelotão da 2ª. CCAV. 8423.
A visita do comandante Almeida e Brito era de natureza oficial, de cortesia, e certamente para analisar e esclarecer ao situação política (e militar) decorrente do 25 de Abril - que, a brincar a brincar, já ia em quase meio ano! Por lá almoçámos, talvez grão de bico e bacalhau (se a memória não falha) e as inevitáveis CUCA´s, a popular cerveja angolana que nos matava a sede e afogava saudades.
Terá sido neste domingo, no regresso ao Quitexe, que assistimos à perseguição de uma pacaça a um homem, que fugia desalmado, a quanta força davam as pernas, e acabou por «safar-se» andando à volta de uma árvore, na qual marrava o animal, até que foi abatido pela tropa e o perseguido se pendurou no tronco, como que por artes mágicas. E que boa carne deu a pacaça! Bons bifes, boas peças cozidas ou assadas, nalguns casos parecidas com rojões (parecesse-se lá com o que parecesse), passadas à faca e ao lume da cozinha do Quitexe.
E o que será feito deste quinteto de «pelrec´s»? Eu, por aqui ando a blogar, vivendo e trabalhando em Águeda. O Hipólito está em França, emigrado e a trabalhar na construção civil. Falamos de quando em vez e aguarda os dias da reforma. O Caixarias aposentou-se e vive em Sarge (Torres Vedras). O Silvestre vive além-Tejo, na zona de Almada, no Feijó. O Francisco, também já reformado, mora na Marinha Grande, onde estive com ele em Agosto.
Ver AQUI
E AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário