CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 20 de outubro de 2013

1 831 - Dias do Quitexe vistos de Viena de Áustria

Neto e Viegas, à chegada (ou a meio) de mais uma escolta. A nota do verso refere que é de 17 de Outubro de 1974, data que coincide com a ida à Fazenda  Santa Isabel, a da 3ª. CCAV. 8423 (foto de cima). Em baixo, o restaurante Griechenbeisl, em Viena de Áustria, e a Lagoa do Feitiço, nos arredores do Quitexe 



Os dias, por aqui, vão frescos e molhados, de corpo bem agasalhado, não vá a constipação ou alguma gripe atrapalhar estes dias de rota da digressão pela Europa Central. Hoje, por Bratislava, capital da Eslováquia, tivemos 4 graus, céu nublado e uns pinguitos de chuva (muito poucos) a molharem a roupa quente. Foi assim ao princípio da manhã, mas logo abriu o sol e, navegado o Danúbio e galgada a eclusa, deslumbrámos os olhos com a monumentalidade histórica de Viena - a capital da Áustria
O almoço no restaurante Griechenbeisl foi um regalo, mas, se querem saber, já me faltam os cheiros e os sabores de Portugal. E o que tem isto a ver com o Quitexe, com o Uíge da nossa jornada angolana de África? Nada. 
Se quisesse comparar, não poderia haver comparação - como ontem fiz com Bratislava. O que de repente me ocorre é a lagoa do Feitiço, nos arredores do Quitexe e fui, daqui, «pescar» uma imagem do blogue para a repetir. Ela aí está. Mas o que é a lagoa do Feitiço ao pé do Danúbio? Ou até o rio Loge, que banha as terras uíjanas?
Busco mais, enquanto esfria a noite de Viena e faço tempo para arruar uma saída. Acho notícias das vésperas quitexanas, ao tempo lá chegadas:
- Dia 15: O MFA de Angola ratificou o cessar-fogo com a FNLA. A Casa de Angola em Lisboa contestou «a orquestração insidiosa» contra o MPLA e «a criação de partidos fantoches e oportunistas», também a manutenção da «estrutura colonial-fascista» da PIDE/DGS e da OPDVCA e a «intensa propaganda desenvolvida pela imprensa ultra-reacionária» a favor da FNLA e da UNITA.
- Dia 16: Militantes do MPLA e moradores dos musseques ocuparam a Câmara Municipal de Luanda, exigindo o saneamento do presidente Lemos Pereira.
- Dia 17: O Partido Cristão Democrata de Angola escreveu ao general comandante-chefe das Forças Armadas de Angola.
Foi isto há 39 anos! Vejam lá como o tempo passa!

1 comentário:

  1. Hoje, pelo blog tomei conhecimento do falecimento do Dias mecanico, 'a dois anos Segundo a noticia. Alem da minha surpresa, fiquei triste, pois era um grande amigo meu nesse tempo, apesar das diferencas artificiais, entre soldados e furrieis ao tempo. Sempre disponivel, herdeiro de uma frota viaturas semi destruida, culturalmente alfacinha, muito trabalhou naqueles carros, mais os cabos mecanicos. Fazia parte dos magnificos da companhia, na minha opiniao. Pessoalmente guardo excelentes memorias dele. Uma estrela no Ceu da comp.
    C. Ferreira

    ResponderEliminar