CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

1 832 - O António de hoje e o cessar-fogo do MPLA

Albino Ferreira, Viegas, Neto, António e 
Florêncio, 5 «PELREC´s em Ferreira do Zêzere. 
Notícia de um encontro de Rosa Coutinho com Agostinho Neto

Um homem vai na santa paz dos deuses, a navegar no Danúbio e a conversar sobre o dia-a-dia, quando toca o telefone. Auto-desculpando-me com o roaming, tenho a tentação de não atender, mas atendo à segunda. É o António, o António a dar-me troco de uma conversa do dia dos seus 61 anos e, naturalmente, sem imaginar para onde está a falar.
O António - Francisco Fernando Maria António de seu nome, e que nome!!!... - foi soldado atirador do PELREC e daqueles que não virava a cara a perigos, ou serviços, ou patrulhas, ou escoltas, ou operações! Sempre pronto! Voltado às raízes natais, fez vida como motorista de longo curso,andou pelas estranjas de onde calahou e recolheu às estradas de Portugal, em exclusivo, já no final da carreira. Reformou-se há dois anos, «já farto de andar com a roda na mão". A roda, aqui, é o volante do camião!
A operação ao coração, em 2010, apressou-lhe a decisão. O pacemaker estabilizou-o, mas «mais vale não abusar». Isto, são coisas que se falaram hoje. Há 39 anos, andávamos a jornadear pelo Quitexe e a imprensa anunciava um encontro de Rosa Coutinho, presidente da Junta de Governativa de Angola, com Agostinho Neto, o presidente do MPLA, no interior de Angola
Notícias dos dias seguintes, porém, dão conta que, afinal, Neto se fez representar, assim como Rosa Coutinho, substituído pelo comodoro Leonel Gomes Cardoso, o nº. 2 da Junta Governativa. 
O Jornal A Província de Angola noticiava que «um dos tópicos das conversações será o anúncio oficial do cessar-fogo», da parte do MPLA.


Sem comentários:

Enviar um comentário