CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

7 002 - Angolanos dos Grupos de Mesclagem dos Cavaleiros do Norte passaram à disponibilidade !

 
Grupo de Cavaleiros do Norte da CCS e da 3ª. CCAV. 8423, no Quitexe: Furriéis Luís Capitão 
(falecido a 5 de Janeiro de 2010, de doença) e João Cardoso, 1º cabo José Maria Almeida 
(cozinheiro), Carlos Lajes soldado bar) e furriéis António Flora, António Cruz (de óculos e 
com cara semi-tapada), Luis Costa (dos Morteiros) Armindo Reino e José Carvalho. À 
frente, Francisco Bento, José Grenha Lopes, José Carlos Fonseca e Nelson 
Rocha (ambos de bigode)

Combatentes da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala: militares europeus
e da incorporação local - os dos Grupos de Mesclagem

O feriado de 1 de Dezembro de 1974, há 48 anos, foi o dia em que foi «superiormente determinado» que os Grupos de Mesclagem do BCAV. 8423 «entrassem de licença registada (...), o que rapidamente se realizou com o decorrer do mês».
O que estava em causa, na verdade, era a sua passagem à disponibilidade e, por outro lado e na prática, a 
retração do dispositivo militar dos Cavaleiros do Norte e o livro «História da Unidade» refere, a esse propósito, que «tornando-se necessário remover as dificuldades que as tropas da GN estavam criando aos comandos que serviam e na continuação da desactivação dos destacamentos, mercê da retração do dispositivo, foi possível pensar em dispensar a prestação do serviço militar aos Grupos de Mesclagem».
O novo quadro militar, porém e como sublinhava o «HdU» iria implicar, e implicou, «algum esforço para as tropas metropolitanas, mas, por outro lado, com vantagens no campo da sua vivência».

Uma lista de mesclados da 1ª. CCAV.
8423, a da Fazenda de Zalala
Companhias do BCAV. 8423
com tropas «mesclados» !

O Batalhão de Cavalaria 8423 tinha 3 Grupos de Mesclagem, integrados em cada uma das três companhias operacionais - as de Zalala (do capitão miliciano Davide Castro Dias), de Aldeia Viçosa (do capitão miliciano José Manuel Cruz) e Santa Isabel (do capitão miliciano José Paulo Fernandes). Todos eles oriundos do Regimento de Infantaria 20, aquartelado em Luanda.
Alguns deles desertaram ao longo da (nossa) jornada africana. Em Outubro de 1974, por exemplo. 5 deles abandonaram o Grupo de Aldeia Viçosa - o Manuel Gabriel, o António Amaro, o Francisco Bartolomeu, o Manuel da Costa Júnior e o Domingos Sobrinho. Todos da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa. 
Ao mesmo tempo e na Fazenda Santa Isabel, acelerava-se o processo de rotação para o Quitexe, onde passaria a aquartelar-se a 3ª. CCAV. 8423. - que se viria a concluir a 10 de Dezembro desse mesmo ano (1974). Assim como o Destacamento de Luísa Maria, de onde a última guarnição dos Cavaleiros do Norte saiu a 14 de Dezembro.
Fazenda Santa Isabel


Joel, 1º. cabo de Santa Isabel,
faria 70 anos. Faleceu em 1983!


O 1º. cabo Joel Carlos Gonçalves Catarino foi atirador de Cavalaria de especialidade militar da 3ª. BCAV. 8423 e faria 70 anos a 1 de Dezembro de 2022. Infelizmente, faleceu em 1983.
Cavaleiro do Norte da Fazenda Santa Isabel e depois do Quitexe e Carmona,  residia, ao tempo, em Paiva, lugar da freguesia de Amora, município do Seixal, e lá voltou a 11 de Setembro de 1975 - no final da sua jornada africana do Uíge angolano. Nada mais sabemos dele, a não ser que nasceu a 8 de Novembro de 1952 e faleceu a 1 de Novembro de 1983, já lá vão 39 anos e com apenas 31 de idade. Era ainda muito jovem!
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário