CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

7 023 - Apresentação de futuros furriéis Cavaleiros do Norte no RC4, há precisamente... 49 anos!

Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, ambos furriéis milicianos: António Carlos
Letras, especialista de Operações Especiais (Rangers), e António Chitas, de Armamento Pesado, que se
 apresentou no RC4 a 22 de Dezembro de 1973. Há 49 anos!
Os furriéis milicianos José Querido, Victor Guedes
e António Fernandes, da 3ª. CCAV. 8423
António Flora
da 3ª. CCAV.


O sábado de há precisamente  49 anos foi dia 22 de Dezembro de 1973 e tempo de apresentação, no RC4, em Santa Margarida, do futuro furriel miliciano António Chitas, que viria a ser Cavaleiro do Note da 2ª. CCAV. 8423. 
O dia foi também o de véspera da chegada dos também futuros furriéis milicianos Américo Rodrigues, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, e José Querido e António Flora, para a 3ª. CCAV. 8423, a da de Santa Isabel. 
Recordemo-los, com algum pormenor:
1 - CHITAS: António Milheiros Courinhas Chitas era especialista de Armamento Pesado e rodava do Regimento de Infantaria nº. 3 (RI3), que se aquartelava em Beja, «por ter sido nomeado para servir no Ultramar, com destino à 2ª. CCAV. 8423/73/RC4/RMA», como se pode ler na Ordem de Serviço nº. 301, do Regimento de Cavalaria nº. 4, a unidade mobilizadora dos Cavaleiros do Norte que iriam jornadear, ao tempo ainda sem saberem, no norte uíjano de Angola.
É natural de Cabeção, em Amora, e sabemos que trabalhou em Angola durante alguns anos e que vive(rá) no Sobralinho, em Vila Franca de Xira
AJ Rodrigues
da 1ª. CCAV.
2 - RODRIGUES: Américo Joaquim da Silva Rodrigues, atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423. Rodava da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, e era natural de do lugar de Ribeira de Cima, freguesia de S. Cosme, em Vila Nova de Famalicão, aonde voltou a 9 de Setembro de 1975. Fixou-se na cidade de VN de Famalicão e foi técnico da indústria têxtil. Infelizmente, e por motivo de doença, faleceu a 30 de Agosto de 2018. 
RIP!!!
3 - QUERIDO: José Adelino Borges Querido também era atirador de Cavalaria e também rodou da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém. Ao tempo morador em Benfica (Lisboa), lá voltou a 11 de Setembro de 1975, no final da sua comissão militar em Angola e fez carreira como funcionário público, para além de actividades ligadas ao comércio, agora já aposentado. Mora em Odivelas.
4 -  FLORA: António Pires Flora, atirador de Cavalaria especializado na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, de onde também rodou para a 3ª. CCAV. 8423. Quadro da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, voltou a Portugal e à sua natal Alcains e residência de Lisboa, na freguesia do Lumiar. Fez carreira profissional na Caixa Geral dos Depósitos e, já aposentado, reside em Famões (Odivelas).
Eduardo Tomé
Tomé de Aldeia Viçosa
faz 70 anos em Sintra !

O soldado condutor auto-rodas Eduardo Pedro Tomé, da 2ª. CCAV. 8423, festeja 70 anos a 22 de Dezembro de 2022. Hoje, precisamente!
Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa e depois de Carmona, regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, no final da sua jornada militar por terras de Angola e fixando-se em Alvarinhos, na freguesia de S. João das Lampas, em Sintra, onde então residia. Mora agora no Largo do Saibro, em Alvarinhos, também no município de Sintra.
É para lá e para ele que vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário