Os furriéis milicianos Bento, Reino e Viegas no dia de Natal de 1974. No Quitexe de há 48 anos! |
Há 48 anos, e por terras do norte uíjano de Angola, a mensagem de Natal do Comando do Sector do Uíge (CSU), sublinhou «a festa de família, época em que é mais viva a saudade dos parentes e amigos», embora não sendo, como podemos reportar do livro «História da Unidade», «para nós, neste Natal de 1974, que terminará a velada de armas iniciada há 14 anos em Angola».
A mensagem deixou «a
O Comando do Sector do Uíge. Carmona, 1975 |
O Comando do Sector do Uíge (CSU), na sua mensagem às tropas, destacava que «nesta quadra em que todo o mundo se deseja PAZ NA TERRA AOS HOMENS DE BOA VONTADE, juntemos os nossos esforços para que em ANGOLA se consiga essa paz e, indiferentes a ofensas e calúnias, com a consciência tranquila, prossigamos confiantes e serenos ate ao fim, para que possamos dizer com satisfação e orgulho: MISSÃO CUMPRIDA!».
«Na impossibilidade de o fazer pessoalmente, com esta saudação a todos os Oficiais, Sargentos e Praças do Sector, envio os meus votos de Boas Festas e Feliz Natal», concluía o Comando do Sector do Uíge, na sua mensagem de 1974, que respigamos do livro «História da Unidade».
Armindo Reino |
Reino, furriel de Santa Isabel,
71 anos no Sabugal !
O furriel miliciano Armindo Henriques Reino, Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Santa Isabel, festeja 71 anos a 28 de Dezembro de 2022. Amanhã!
Especialista de Operações Especiais, os Rangers, em curso tirado no CIOE de Lamego, o Reino tem dois dias de aniversário: o do nascimento propriamente dito (28 de Dezembro de 1951) e o do registo oficial, que é datado de 1 de Janeiro de 1952. O que não é para todos!
Foi este último que vigorou, em termos de recenseamento militar, carreira que o levou ao 3º. curso, o de 1973, do Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE), em Lamego. Regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, à Aldeia do Bispo, no concelho de Sabugal - a terra da sua naturalidade. Profissionalmente, fez carreira na GNR, força militar de que há vários anos está aposentado.
É lá pelo Sabugal que continua a viver e é para lá, e para ele, que vai o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário