CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

7 030 - Futebol no pelado e a «psico» no Natal quitexano de há 48 anos!


Futebol no Quitexe, há 48 anos, equipa da CCS. Em cima e da esquerda para  direita, o furriel
 Lopes (enfermeiro), 1º.s cabos Gomes e Grácio, furriel Mosteias, Alves (morteiros)  e NN. Em
baixo: furriel Monteiro, Covilhã (condutor dos morteiros), 1º. cabo Teixeira (estofador), Miguel
 (furriel  paraquedista) e Jorge Botelho

Pelotão de Sapadores da CCS do BCAV. 8423. De pé e da
esquerda para a direita: Irineu. Afonso Henriques, NN, Sousa
 e Américo. Em baixo, Amaral, Calçada, 1º. cabo Grácio, NN
e Coelho (falecido a 13/05/2007, de doença e em Penafiel)

Os dias de Dezembro de há 48 anos corria mais ou menos tranquilos pelas terras do Uíge angolano e a notícia maior do dia 29 de Dezembro de 1974, um domingo..., chegou pelas nas ondas da rádio e de Lusaka: a cimeira dos movimentos de libertação com o Governo de Portugal estava marcada para o dia 10 de Janeiro de 1975 e... «algures em Portugal».
O anúncio foi feito por Jonas Malheiro Savimbi, presidente da UNITA, precisando que os três movimentos, antes disso, «realizarão uma cimeira, a fim de concordarem uma plataforma comum para apresentarem nas conversações com o Governo Português».
«O nosso objectivo é ter em Angola uma Governo de Transição, antes do fim de Janeiro e a independência dentro de 9 a 12 meses», disse Jonas Savimbi, numa altura em que, e citamos o Diário de Lisboa, esta situação «segue-se a progressos recentes na melhoria das relações entre os 3 movimentos de libertação de Angola, através da assinatura de acordos».

O 1º. cabo Gabriel em Angola (1974)
e, ao lado, no encontro de 2023 

Sapador Gabriel, 70 
anos na Covilhã!

O 1º. cabo Gabriel Alves Mendes, da CCS do BCAV. 8423, festeja 70 anos a 29 de Dezembro de 2022. Hoje mesmo.
Sapador de especialidade militar e Cavaleiro do Norte combatente do pelotão do alferes miliciano Jaime Ribeiro, serviu também no balcão do bar/cantina dos praças e regressou a Portuga no dia 8 de Setembro - à sua terra de Cortes do Meio na Covilhã.
Esteve muitos anos emigrado em França e, agora já aposentado, voltou aos bons ares natais, tendo participado no encontro da CCS este ano, em Braga. E será um dos organizadores (com o Francisco Madaleno) do encontro de v2023, lá para os lados da Covilhã.
Os nossos parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário