Notícia do Diário de Lisboa de 26 de Dezembro de 1975 |
O general Carlos Almeida e Brito |
O comandante Carlos Almeida e Brito deslocou-se a Carmona no dia 26 de Dezembro de 1974, onde reuniu com outros comandos militares da Zona Militar Norte (ZMN) e, noutro âmbito, mais operacional..., com responsáveis do Comando do Sector do Uíge (CSU).
Coincidência das coincidências, exactamente 2 anos depois e em Lisboa assumiu o comando do Regimento de Polícia Militar - a PM.
Há 48 anos e lá pelo Uíge do norte angolano, no entanto, a oportunidade foi tempo para o en tão tenente-coronel de Cavalaria que liderava os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 agradecer pessoalmente a mensagem de Natal do comandante do CSU, que nos sensibilizara para «a consolação de encontrar no seio do Exército Português uma segunda família, a mesma camaradagem diária de combatente para combatente, comungando os mesmos princípios, vivendo os bons e os maus momentos».
Na verdade, assim era! E já lá vão 48 anos!!
Ornelas Monteiro |
da Polícia Militar - PM!
O tenente-coronel Carlos José Saraiva de Lima Almeida e Brito assumiu a 26 de Dezembro de 1975, há 47 anos, o comando do Regimento de Polícia Militar (RPM).
A unidade estava aquartelada em Lisboa, no Regimento de Lanceiros 2, e, por curiosa coincidência, o 2º. comandante era o também já tenente coronel José Luís Jordão Ornelas Monteiro, que, então como major, em Maio de 1974, era o 2º. comandante do BCAV. 8423 tendo, nas vésperas da partida para Angola, sido chamado pelo MFA a integrar este movimento na Guiné. Para onde se deslocou e onde fez a sua comissão de serviço. A equipa de comando do RPM incluía os majores de Cavalaria Ayalala Botto, Mamede e Rúben.
Martins de Zalala
faleceu há 18 anos!
O soldado Fernando Martins, Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8412, faleceu há 18 anos e na Lousã, onde residia.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, jornadeou pela mítica Fazenda Maria João, a de Zalala, e passou também por Vista Alegre/Ponte do Dange e depois pelas cidades de Songo e Carmona, antes do «estágio» final do Campo Militar do Grafanil - nos arredores de Luanda.
Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, fixando-se no lugar e freguesia de Ermida, no concelho da Sertã. Pouco mais sabemos dele, a não ser que, infelizmente, já faleceu, a 26 de Dezembro de 2004, já lá vão 18 anos. Hoje o recordamos cm saudade. RIP!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário