CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 11 de junho de 2015

3 147 - Cavaleiros do Norte em Santa Isabel, há 41 anos!!!

Chegada da 3ª. CCAV. 8423 a Santa Isabel, hoje se fazem 41 anos!!!


Comandante Almeida e Brito (assinalado
a vermelho) e capitães José Paulo Falcão
 e António Oliveira (CCS)

A 3ª. CCAV. 8423 chegou a Santa Isabel no dia 11 de Junho de 2015, hoje se completam 41 anos. A 6, a 7 e a 10 tinham chegado, respectivamente, a CCS, comandada pelo capitão SGE António Martins de Oliveira (ao Quitexe), a 1ª. CCAV. 8423, do capitão miliciano Davide Castro Dias (a de Zalala) e a 2ª. CCAV. 8423, do capitão miliciano José Manuel Cruz (a de Aldeia Viçosa).
A CCS incluía o Comando do BCAV. 8423, com o tenente-coronel Carlos José Saraiva de Lima Almeida e Brito (comandante), o capitão de cavalaria José Paulo Montenegro Mendonça Falcão (oficial adjunto e de operações), o tenente Acácio Carreira da Luz (chefe de secretaria) e o alferes miliciano José Alberto Alegria Martins de Almeida, oficial de reabastecimentos (que chegou em Julho). E os oficiais médicos milicianos Manuel Soares Cipriano Leal (capitão) e António Honório de Campos (alferes), que transitaram do BCAÇ. 4211 - que os Cavaleiros do Norte foram render.
O comandante
Capitão miliciano José Paulo Fernandes e
1º. sargento Francisco Marchã, da 3^. CCAV.
8423, com dois militares de de Santa
Isabel, de identidade desconhecida
Almeida e Brito e o capitão José Paulo Falcão tinham embarcado dias antes e, a 27 de Maio de 1974, já tinham estado no Quitexe, voando em avião da Força Aérea de Luanda para o Negage e daqui para a vila-mártir de 1961, «para os primeiros contactos, os quais forma muito superficiais para o comandante do BCAV.», como refere o Livro da Unidade, uma vez que «a ZA era sua muito conhecida, uma vez que aqui fora oficial adjunto do BCAV. 1917, em 1968».
De passagem por Carmona, estiveram na Zona Militar Norte e Comando do Sector do Uíge. Depois do Quitexe «visitou-se as fazendas Zalala e santa Isabel, bem assim Aldeia Viçosa, locais onde se instalariam as subunidades».
Há 41 anos!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário