Cavaleiros do Norte em Salvaterra de Magos: os furriéis milicianos José Manuel
Costa e CJ Viegas, a amazona Viegas e o alferes miliciano Domingos Carvalho de Sousa
A imagem do blogue Cavaleiros do Norte que, anteontem à noite, passou na Televisão Pública de Angola (TPA) |
Há 41 anos, no Quitexe, reuniu a Comissão Local de Contra-Subversão, mais uma vez. Em Luanda, eram esperadas uma comissão zairense, presidida por Bula Batumba (conselheiro do presidente Mobutu) e outra da FNLA (liderada por Hendrick Vaal Neto), para conversações com a Junta Governativa presidida por Rosa Coutinho, sobre «a descolonização e a independência de Angola e, em particular, sobre o Governo de Transição, que englobará representantes dos movimentos de libertação e outras facções políticas», como notava o Diário de Lisboa desse dia,
Entretanto, e ainda segundo o DL, «notícias recebidas de diversas frentes confirmam a efectiva cessação das hostilidades decretadas pela FNLA, desde 15 de Outubro». Deste modo, acrescentava o DL, «na prática, a guerra acabou em Angola, pois a UNITA cessou as as hostilidades a 14 de Julho e o MPLA também abandonou as acções militares».
Notícia sobre a iminência do ataque aéreo da FNLA a Luanda, No Diário de Lisboa de 16 de Outubro de 1975 |
O objectivo, aparentemente, era «fazer avançar, a partir do Caxito, as forças da FNLA que ali se encontram numa situação de impasse há mais de um mês».
- Ver notícia do DL, AQUI
- A foto editada pela Televisão Pública
de Angola (TPA), AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário