Cavaleiros do Norte do Quitexe: Serra Mendes e Teixeira, o estofador (atrás),
Monteiro (Gasolinas), Gaiteiro e Malheiro (sentados), Canhoto (com arma
na mão) e o mecânico António Clara Pereira (ao lado)
Delfim Serra e Vicente Alves, dois condutores da CCS, nesta foto do encontro de Mortágua (2015) com o atirador Aurélio Júnior, o Barbeiro |
Há 42 anos, dia 20 de Maio de 1974, uma segunda-feira, os Cavaleiros do Norte faziam férias de despedida para a jornada africana da Angola. Anda não se sabia que seria do Quitexe e do Uíge. O embarque dos «CCS´s» estava marcado para daí a uma semana e, como é de calcular, tudo nos interessava no que tinha a ver com Angola.
A grande novidade do dia, imaginem..., era que havia televisão em Angola. «Conforme estava anunciado, a TVA (Televisão de Angola) iniciou as emissões, utilizando o sistema de cabos. Ao longo da rede montada há dois anos, os aparelhos receptores foram montados em cafés e restaurantes, principalmente na zona da Avenida dos Combatentes», relatava o Diário de Lisboa desse distante dia de há 42 anos.
O ir ou não ir para a guerra colonial (mais tarde viria a popularizar-se o «nem mais um soldado para o ultramar») era assunto do dia e tema de famílias. Por mim e a minha mãe, ao tempo recém-viúva, nunca escondi a realidade: «Vamos mesmo para Angola». No que acho que ela sempre acreditou, sem dúvidas.
Hoje. recordamos a Ordem de Serviço nº. 57 do RC4, de 9 de Março de 1974, anotando a apresentação «por terem sido nomeados para servir no Ultramar, cm destino ao BCAV. 8423» um grupo de 7 condutores, todos eles oriundos do BE3. Cinco para a CCS, a companhia do Quitexe:
Ordem de Serviço º. 57. de 9 de Março de 1974, do RC4, com o fac-simile da apresentação de 7 condutores dos Cavaleiros do Norte |
* 2 - MIGUEL da Cruz Ferreira, agora motorista e residente na Lomba, de Gondomar.
* 3 - Joaquim CELESTINO Gonçalves da Silva, agora aposentado e morador em Leça do Balio.
* 4 - Delfim de Sousa SERRA, aposentado e morador em Gondomar.
* 5 - Vicente José Alves, agora aposentado da área da construção civil e morador em Estevais, concelho de Vila de Rei.
Da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel:
* 1 - Joaquim Fernandes de CARVALHO, que era de Amares (distrito de Braga).
* 2 - José da Costa MOURA, que era de Mondim da Beira, da freguesia de Outeiro, concelho de Tarouca.
Sem comentários:
Enviar um comentário