CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 23 de maio de 2016

3 405 - Manifestação e desinteligências, chegada de transmissões!

Cavaleiros do Norte na avenida do Quitexe: o tenente Mora (de serviço), os 
furriéis Neto, Viegas (de serviço) e Monteiro, o 1º. cabo Miguel (todos da 
CCS) e os furriéis Reino e Aldeagas (da 3ª. CCAV. 8423)


António Letras e António Chitas,
dois furriéis milicianos da 2ª. CCAV.
8423, a de Aldeia Viçosa

A manifestação da União Nacional dos Trabalhadores de Angola (UNTA), de que ontem aqui falámos (e realizada a 22 de Maio de 1975), exigiu a demissão do Alto Comissário. A «destituição imediata», para sermos mais precisos, recuperando a notícia do Diário de Lisboa de hoje se fazem 41 anos.
A UNTA era afecta ao MPLA e a manifestação reuniu «intelectuais, estudantes e todas as camadas da população que exige a independência nacional e a via socialista para Angola». Todavia, «foi repudiada pela FNLA e pela UNITA». Outras exigências dos manifestantes eram «a expulsão inadiável dos ex-PIDE/DGS e explicações sobre os 100 000 contos levantados pelo Ministro da Saúde, Samuel Abrigada». Denunciaram a «sabotagem económica através da figa de técnicos» e afirmaram que só estariam com o Governo de Transição se «este estiver com os trabalhadores».
As notícias chegavam sempre com algum atraso a Carmona e ao Uíge, onde os Cavaleiros do Norte prosseguiam estoicamente a sua jornada africana - indiferentes, tanto quanto era possível, às «desinteligências existentes» entre os movimentos que ali queriam escrever a sua história e mobilizar habitantes para as suas causas. E também à crescente dificuldade em manter, e citamos o Livro da Unidade, «a razão de estar na zona de acção» - razão essencial que era, não esqueçamos, a segurança de pessoas e de bens!
Ordem de Serviço nº. 93 do RC4. Fac-simile
da página 6/703, com a apresentação de Costa e
Rodrigues, dois soldados de transmissões
Hoje, recordamos a apresentação, no RC4 de Santa Margarida e destinados ao Batalhão de Cavalaria 8423, de mais 2 futuros Cavaleiros do Norte «nomeados para servir no ultramar». Vinham ambos do Regimento de Infantaria nº. 1, em Tavira.
A Ordem de Serviço nº. 93, de 20 de Abril de 1974, indica as respectivas companhias:
- 1ª. CCAV. 8423, a da Zalala: Carlos Alberto dos Santos Costa, soldado de transmissões de infantaria, de Santos-o-Velho, avenida 24 de Junho, 70-2º. E, em Lisboa.
- 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa: Joaquim António Almeida Rodrigues, soldado de transmissões, do Beco dos Barbantes, de Camarate, em Loures.

Sem comentários:

Enviar um comentário