O 1º. cabo Fernando Manuel Soares, que faleceu em Março/Abril de 2018, e o Francisco Madaleno, ambos Cavaleiros do Norte do PELREC da CCS |
General António de Spínola |
Há 46 anos, pelo dia 27 de Julho de 1974, foi tempo de se conhecer a mensagem do general António Spínola, Presidente da República, no sentido de «especialmente garantir a segurança da população e capacidade de construir uma Angola nova e independente, em ambiente de paz e fraternidade».
O ponto 2 da mensagem referia que «acções contra bandos armados que possam ainda (ser) hostis são limitadas a defesa própria e a preservar a vida e bens dos habitantes pacíficos, devendo, neste caso, serem usadas, se necessário, as maiores determinações e firmeza».
Assim faziam os Cavaleiros do Note nas suas acções em terras uíjana, fosse em operações na mata (cada vez mais raras), ou em escoltas e patrulhamentos na sua Zona de Acção e a partir dos aquartelamentos do Quitexe, de Zalala, de Aldeia Viçosa e Santa Isabel (do BCAV. 8423), da Fazenda Liberato (CCAÇ. 201/RI 21) e Vista Alegre (CCAÇ. 4145). Ou dos Destacamentos activos, por exemplo de Luísa Maria!
«Angola terá de orgulhar-se da acção das Forças Armadas no auxílio à construção do seu futuro e estas deverão mostrar toda a sua coragem, disciplina e capacidade, de forma a manter intacto o seu prestígio tão duramente alcançado», sublinhava a mensagem de António de Spínola.
Cardoso, atirador, 68
anos em Lisboa!
O soldado Carlos Alberto Cardoso foi mobilizado como atirador de Cavalaria da CCS, quando jornadeou pelo RC4, no Campo Militar de Santa Margarida, e festeja 68 anos a 27 de Julho de 2020.
Seria Cavaleiro do Norte do BCAV. 8423 mas não chegou a partir para Angola, por ter sido «julgado incapaz», para o serviço militar - por razões que desconhecemos. Dele não temos notícias desde esse tempo de 1974, e já lá vão 46 anos!... -, mas julgamos sabemos que reside na cidade de Lisboa, na zona de Alvalade (em S. João de Brito), para onde vai o nosso abraço de parabéns!
Fernando Silva |
faleceu há 25 anos !
O soldado Fernando Alves da Silva, da 1ª. CCAV. 8423, faleceu há 25 anos: a 27 de Julho de 1995.
Condutor auto-rodas da guarnição de Zalala e por lá popularmente conhecido como Mamarraco (vá lá saber-se porquê...), regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 - depois de também ter passado por Vista Alegre / Ponte do Dange, Songo e Carmona. Fixou-se em Vilar de Perdizes, a sua terra natal, na transmontana Montalegre, e onde nasceu da 13 de Outubro de 1952.
Pouco mais sabemos dele: apenas que terá falecido aos 43 anos, não sabemos de por doença ou acidente. Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário