CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 21 de julho de 2020

5 125 - O Dia da Cavalaria! A apresentação de um IN que era um antigo GE.

O furriel miliciano Armindo Reino, o comandante Almeida e Brito (tenente-coronel de Cavalaria),
o soldado clarim Armando Silva e os capitães José Paulo Falcão e, de costas, António Oliveira,
 no noite de Natal de 1974
O edifício do comando do BCAV. 8423, na avenida do
Quitexe e para a Igreja de Santa Maria de Deus
Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 assinalaram o Dia da Cavalaria a 21 de Julho de 1974 e o comandante Almeida Brito, tenente-coronel de Cavalaria, em mensagem enviada às sub-unidades, lembrou o patrono Mouzinho de Albuquerque que «tantos e bons exemplos deu à Pátria».
O mesmo edifício a 24/09/2019
«Querer e saber querer» é uma das muitas frases que imortalizaram o Patrono. Foi nesse sentido que foi orientada a vossa instrução, tem sido nesse princípio que tem sido traçada a nossa actividade, é nesse princípio que tem de, no futuro, deixar o BCAV. 8423 vincada a sua passagem por Angola e, no momento presente, pelo Quitexe», sublinhou Almeida e Brito, apelando, depois, para «o conceito de disciplina, o sentido de responsabilidade, lealdade e firmeza de atitudes,o desejo de cumprir, a agressividade do combatente, de modo a que possam os militares do BCAV. 8423 ser uns desse muitos bravos que foram já imortalizados na afirmação do patrono» - a afirmação de que «essas poucas páginas brilhantes e consoladoras que existem na história de Portugal Contemporâneo, escrevemo-las nós, os soldados de África».   
Capitão Raúl Vorte-Real


Apresentação de um IN
que era um antigo GE...

O dia 21 de Julho de há 46 anos foi tempo de, em Vista Alegre, se apresentar «um elemento fugido do IN, antigo GE raptado na área de Bolongongo».
A guarnição de Vista Alegre era, então, formada pela CCAÇ. 4145, comandada pelo capitão Raúl Corte Real, e o IN que se apresentou «fez entrega de uma espingarda semi-automática Simonov» - que foi «a primeira arma do BCAV.», segundo o livro «História da Unidade», acrescentando este que «conseguiu furtar-se a um grupo inimigo em trânsito».
Ao tempo, um dos propósitos dos Cavaleiros do Norte era «estabelecer contactos com o IN, com vista a uma tentativa da sua apresentação, no contexto da actual política». A apresentação do IN, antigo GE, «nada tinha, porém, a ver com tal actividade», recorda do HdU.
Fernando Vieira

Vieira, civil de Carmona,
66 anos na Amadora !

Fernando Antunes Vieira era funcionário público civil ao tempo dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 em Carmona festeja 66 anos a 21 de Julho de 2020.
Integrou a epopeica caravana que, a 4 de Agosto de 1975, saiu de Carmona para Luanda, protegida pelos Cavaleiros do Norte e, já em Portugal, foi quadro da Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, várias vezes colaborando com os Cavaleiros do Norte | Quitexe» - por exemplo, narrando a sua vivência pessoal dos trágicos dias da primeira semana de Junho de 1975, em  Carmona, e depois na viagem para Luanda. 
Aposentado, mora na cidade da Amadora, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário