CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 17 de julho de 2020

5 121 - Alterações no Sector do Uíge e dezenas de mortos em Luanda

Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423 num momento de lazer, frente ao bar A Cubata  na Fazenda
 Santa Isabel, todos furriéis milicianos: Agostinho Belo, Ângelo Rabiço, José Adelino Borges Querido 

(que amanhã festeja 68 anos, em Odivelas), Victor Mateus Ribeiro Guedes (falecido a 16 de Abril
de 1998, de 
doença e em Lisboa) e António Fernandes

O Novo e o 1º. cabo Deus junto a uma avioneta estaciona-
da  pista do Quitexe nos duros e dramáticos dias de Junho
de 1975 e para evacuação de feridos da FNLA/MPLA


O distante dia 17 de Julho de há 46 anos, pelas bandas do Uíge angolano, foi tempo de «contactos operacionais» do comandante Carlos Almeida e Brito no Comando do Sector do Uíge (CSU); em Carmona e tal qual acontecera a 14 e se repetiria a 31.
Terá sido nesse encontro que ficou definido, de acordo com o livro «História da Unidade», «o retorno à responsabilidade operacional do BCAV. 8423
Alferes Carvalho
de Sousa
das ZA´s de Luísa Maria e Vista Alegre», data que coincide com o final da Operação Turbilhão - a segunda em que participaram os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423.
A base desta decisão fundamentou-se na «necessidade do Sector CN orientar a sua actividade noutro sentido, em virtude dos acontecimentos de Luanda» - as primeiras confrontações entre os movimentos e destes com a comunidade branca, da qual resultaram dezenas de mortos e centenas de feridos, após a morte de um taxista branco.
O dia registou, também, a rotação do grupo de combate comandado pelo alferes miliciano Domingos Carvalho de Sousa, da 2ª. CCAV. 8423, de Aldeia Viçosa para a capital Carmona, onde foi assegurar «patrulhamentos na área suburbana da cidade». O Grupo de Combate dos Cavaleiros do Norte foi «em diligência e cedido ao Comando do Sector do Uíge»
Cavaleiros do Norte no Quitexe, todos furriéis
milicianos: Fernandes, Cardoso, Querido, um
 «fnla» e Rocha (de pé), Carvalho, Monteiro e
 Belo (em baixo)
  

Querido, furriel de Santa Isabel,
68 anos em Odivelas!

O furriel José Adelino Borges Querido, da 3ª. CCAV. 8423, festeja 68 anos a 18 de Julho de 2020. Linda idade!|
Atirador de Cavalaria de especialidade e militar da subunidade da Fazenda Santa Isabel - e depois do Quitexe e de Carmona -,  regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, quando terminou a sua comissão de serviço, e fixou-se no Bairro do Charquinho, em Benfica, freguesia da Penha de França, cidade de Lisboa. 
Agora já aposentado e ocupando os seus tempos (mais livres...) com apoios à loja de retrosaria da família, mora actualmente em Odivelas, onde regularmente o achamos e para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Deus, 1º. cabo da 3ª. CCAV.,
faz 68 anos em Lisboa !

O 1º. cabo Deus, dos Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, comemora 68 anos a 18 de Julho de 2020, em Lisboa.
Manuel Ramos Deus foi especialista de operações-cripto dos Cavaleiros do Morte da da Fazenda Santa Isabel mas também passou pelo Quitexe e Carmona, onde a CCAV. do capitão José Paulo Fernandes também se aquartelou, durante os 15 meses da jornada angolana do Uíge. Regressou Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, ao Cardal da Graça, em Lisboa. Aposentado, ainda mora em Lisboa - para onde vai o nosso abraço de parabéns! 

Sem comentários:

Enviar um comentário