CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 1 de agosto de 2020

5 136 - A dois dias do adeus a Carmona! Combates MPLA/FNLA em Luanda...

Parada do BC 12, há 45 anos - a unidade onde estiveram  aquartelados os Cavaleiros do Norte do BCAV. 
8423. Há vários civis e um autocarro que os iria transportar, como refugiados para fora da cidade
 de Carmona. A maioria para Luanda!

O BC 12, onde se aquartelou o BCAV. 8423, ficava
à saída de Carmona, na estrada para o Songo

Os noticiários de 1 de Agosto de 1975, há 45 anos, não falavam de Carmona, a capital do Uíge, o que era bom sinal: de tranquilidade. Ainda que aparente.
Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, nessa sexta-feira, expectavam sobre a já muito próxima rotação para Luanda - o que, na prática, significava um passo

enorme no caminho para o seu regresso aos chãos das suas terras natais e ao conforto das suas famílias. 
Problemas em Luanda? Pois, sim! Sabíamos deles e eram muitos, nomeadamente os combates entre o MPLA e a FNLA! Mas tudo seria melhor, comparado com o Uíge, província angolana de 58 698 quilómetros quadrados - bem mais de metade dos 89 015 de Portugal Continental -, onde os homens do BCAV. 8423 teimavam, sós e com risco permanente de vida, em garantir a segurança de pessoas e bens! Pessoas, às centenas (aos milhares?!!!...), de todas as raças e credos, que pediam protecção às NT.
A 1 de Agosto de 1975, mais viaturas chegaram ao BC 12, viaturas que, relata o Livro da Unidade, «nos ajudariam a transportar o BCAV.» Houve que, refere o mesmo Livro da Unidade, «preparar o movimento, com os cuidados que tal requeria, dado saber-se a oposição que a FNLA dizia ir fazer» - e faria. E de que maneira... Assim como se sabia «ir atravessar-se uma zona de conflito armado entre MPLA e FNLA, para depois prosseguir numa área de interesses do MPLA, dominada por este e pelo seu poder popular».
Artur Rosa


Artur Rosa, 68 anos
em Ferreira do Zêzere !

O 1º. cabo Artur da Maia Ferreira Rosa foi Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423 e faz 68 anos a 1 de Agosto de 2020.
Atirador de Cavalaria e natural e residente no lugar de Chão da Serra, concelho de Ferreira do Zêzere, lá regressou a 10 de Setembro de 1975 - depois da jornada angolana que o levou a Aldeia Viçosa e, depois, a Carmona. Lá fez vida e por lá vive e para lá vai o nosso abraço de parabéns pela bonita idade que hoje mesmo comemora! Que se repita por muitos e bons anos!


Botelho de Santa Isabel
faleceu há 27 anos !!!

Ricardo da Conceição Botelho, da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, faleceu há 27 anos, no dia 1 de Agosto de 1993.
Soldado de transmissões, jornadeou também pela vila do Quitexe e cidade de Carmona, e era natural e residente no lugar de Afonseiro, da freguesia de Azinheira de Barros, no Montijo - onde nasceu a 19 de Julho de 1952. E lá regressou a 11 de Setembro de 1975, depois da missão pelo norte angolano. Dele nada mais sabemos, mas registamos esta data lutuosa em sua memória. RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário