CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

5 153 - A reconquista de Lucala pelo ELNA da FNLA de Holden Roberto

m
Cavaleiros do Norte da CCS: 1º. cabo Almeida, Messejana, Neves, 1º. cabo Soares, Florêncio, 
1º. cabo  Silvestre, Marcos, Pinto, Caixarias e 1º. cabo Florindo (enfermeiro), em cima. Em
 baixo. 1º. cabo Vicente, furriel Viegas, Francisco Leal, 1º. cabo Oliveira (transmissões), 1º. 
cabo Hipólito, Madaleno e furriel Neto. O PELREC, pronto a sair para mais uma operação

Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel:
Eusébio, furriel Carvalho, Simões e Caroço

A FNLA e o seu ELNA, reconquistaram Lucala a 17 de Agosto de 1975. Mas não fez o mesmo ao Caxito, a principal «parede» de entrada na capital, a cidade de Luanda. 
Era em Luanda, no Campo Militar do Grafanil, que os Cavaleiros do Norte continuavam a cortar dias no calendário, expectando o seu regresso a Portugal e aos seus chãos natais. 
Cavaleiros do Norte de Zalala: Tarciso, furriel Nascimento
e alferes Lains dos Santos, por terras do norte angolano 
O BCAV. 8423, já se sabia por estes dias de há 45 anos, partiria de Luanda no navio «Niassa», para Lisboa, a 8 de Setembro. O que, felizmente, não se viria a concretizar: viajámos de avião, em quatro levadas aéreas, de 8 a 11 desse mês.Era Luanda, o grande objectivo da FNLA e, segundo o Diário de Lisboa, de 18 de Agosto, a reconquista de Lucala tinha sido resultado de «um outro golpe de força poderá envolver 10 000 homens do ELNA».
Lucala, recordemos, era localidade importante do eixo Luanda-Luso, entre Salazar e Malanje. Por lá passaram os Cavaleiros do Norte, pelas 14 horas de 5 de Agosto - depois de um «héli» do reconhecimento aéreo ter sido alvejado. E ali foi abandonada uma viatura, avariada.
«Travaram-se violentos combates, que ainda não terminaram, pois a FNLA manifestou o objectivo de avançar para Salazar», relatava o Diário de Lisboa de 18 de Agosto de 1975. Salazar, a actual N´Dalatando, estava na posse do MPLA há algumas semanas.
Três Cavaleiros do Norte em 2015: furriel Viegas,
Cabrita e furriel Cruz, que amanhã festeja 69
 anos naPó voa de Santo Adrião

Cruz, furriel do Quitexe, 69
anos na Póvoa de Santo Adrião!

O furriel miliciano Cruz, rádio-montador de especialidade militar, festeja 69 anos a 18 de Agosto de 2020. 
António José Dias Cruz, de seu nome completo e Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423, é natural de Cardigos, município de Mação, na Beira Baixa, mas desde cedo se radicou em Lisboa - onde fez carreira profissional como colaborador da área eléctrica e manutenção de equipamentos na Câmara Municipal, onde casou e viveu - agora na Póvoa de Santo Adrião, município de Odivelas, na Grande Lisboa.
Aposentado, dedica-se à gestão do seu património de Cardigos e, lá por casa da Póvoa  e mai-la sua «mais que tudo» Manuela, ao cuido dos netos. Para ele vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário