CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

5 149 - Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa não realizam encontro de 2020!

Os Cavaleiros do Norte da 2ª. C CAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, no encontro de 2019, na Póvoa de Varzim.
O encontro de 2020 foi adiado para 2021, devido à COVID-19
João Rito e o
alferes Capela
Maria dos Anjos e o saudoso João Rito

Os Cavaleiros do Norte da 2ª. CCCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, não vão realizar o encontro de 2020 - o que, resto aconteceu já com as outras três companhias. 
«É adiado, devido às regras impostas pela Direcção Geral de Saúde e pelo governo, relativamente aos ajuntamentos em massa e à instabilidade do COVID-19», disse José Maria Beato, o 1º. cabo que é secretário permanente da organização.
O encontro iria decorrer a 26 de Setembro, em Castelo Branco e com organização de Maria dos Anjos Jerónimo, viúva de João  Jerónimo Rito, que foi soldado atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423 e faleceu a 1 de Março de 2016, vítima de doença. 
Maria dos Anjos Jerónimo é Amazona do Norte habitual frequentadora dos encontros dos «aldeias viçosas» - antes e depois da viuvez - e assumiu a organização em memória do seu saudoso marido e nosso companheiro da jornada africana do Uíge angolano, compromisso que passará para 2021.
«Salvaguardar a saúde de todos nós e dos nossos acompanhantes e a razão do adiamento para o mesmo mês, no mesmo local e no próximo ano de 2021», disse José Maria Beato.
O alferes Fernando Ramos foi
Cavaleiro do Norte e elemento
das Forças Militares Mistas

Alferes Ramos, 70 anos

em Vila Nova de Foz Coa !

O alferes miliciano Fernando António Moreira Ramos, da 2ª. CCAV. 8423, festeja 70 anos da 14 de Agosto de 2020.
Oficial miliciano de infantaria, apenas em Maio de 1975 se juntou aos Cavaleiros do Norte, já em Carmona, onde fez o espólio da guarnição. Ido de férias para Luanda, lá ficou e integrou as Forças Militares Mistas. Regressou a Portugal no dia 22 de Outubro e concluiu a sua vida militar como oficial de justiça em Sete Rios (Lisboa) - função que, de resto, também já tinha assumido em Angola.
Concluiu depois a licenciatura em Direito, depois da sua formação académica inicial em seminário, e, profissionalmente, exerce a advogacia em Vila Nova de Foz Coa, de onde é natural, de Horta do Douro, onde reside e é cidadão ligado ao movimento associativo, nomeadamente aos Bombeiros Voluntários. É  amanhã que comemora a bonita idade dos 70 anos. Parabéns!
Ângelo Rabiço

Rabiço, furriel de Santa Isabel,
69 anos em Guimarães !

O furriel miliciano Ângelo Tuna Rabiço, da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, festeja 70 anos a 13 de Agosto de 2020.

Professor do ensino primário de profissão, era enfermeiro de formação militar e regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do Uíge - que também passou pela vila do Quitexe e pela cidade de Carmona.
Aposentado, reside na cidade de Guimarães, para onde, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns pela bonita e excelente idade que comemora.

Sem comentários:

Enviar um comentário