CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

5 146 - MPLA ameaça com independência unilateral! Dois furriéis, dois destinos!


Cavaleiros do Norte na aldeia do Cazenza, à saída do Quitexe, para Camabatela: capitão António 
Oliveira, alferes António Cruz, Jaime Ribeiro e António Garcia, furriel Viegas e alferes Simões.
Ao fundo, vê-se a Igreja do Quitexe. Em baixo, os furriéis Costa (morteiros) e Farinhas (sapador), que
 amanhã faria 68 anos, em Amarante, mas faleceu a 14/07/2005



A situação política e militar agravava-se em Angola, pelo dia 10 de Agosto de 1975,  e Agostinho Neto admitia declarar unilateralmente a independência.
«Nunca se sabe, é uma hipótese», declarou o presidente do MPLA, acrescentando que «tudo depende do comportamento das forças em presença» e, por outro lado, «ser muito cedo para se falar em paz em Angola», embora se declarasse «optimista quanto à solução militar».
«Sempre fomos optimistas, mesmo quando nos julgavam desfeitos», sublinhou Agostinho Neto, acrescentando ainda que «há alguns recontros em Angola, mas, para o MPLA, tudo está a correr bem».
Os Cavaleiros do Norte, enquanto isso e aquartelados no BIA, ao Grafanil, continuavam expectantes relativamente à situação -  na qual poderiam intervir a qualquer momento, pois estavam como unidade de reserva - mas também, naturalmente, quanto à data do regresso a Portugal.
Furriel Pinto, alferes Rosa e furriel Aldeagas,
que amanhã festeja 68 anos em Estremoz!
Farinhas e Aldeagas: dois 
furriéis e dois destinos !

O dia 11 de Agosto está, por razões diferentes, ligado a dois furriéis milicianos dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423: o Farinhas, da CCS, e o Aldeagas, da 1ª. CCAV. 8423.
Joaquim Augusto Loio Farinhas foi furriel miliciano sapador da CCS, no Quitexe, e militar muito reservado mas excelente companheiro do dia-a-dia.
Tinha ideias políticas e sociais muito bem vincadas (que algumas vezes o prejudicaram) e, por razões de natureza disciplinar, deixou a CCS em Março de 1965, já em Carmona. Dele apenas em 1995 tivemos notícias, aquando o primeiro encontro do BCAV. 8423, em Águeda, por ele mesmo ficando a saber que tinha estado emigrado nos Estados Unidos e que era guarda-florestal em Amarante, de onde era natural e onde residia.
Faria 68 anos a 11 de Agosto de 2020, mas, infelizmente, faleceu a 14 de Julho de 2005, vítima de doença. Hoje o recordamos com saudade. RIP!
João Matias Mota Aldeagas foi furriel miliciano atirador de Cavalaria e agora (e desde que regressou de Angola) empresário do sector agro-pecuário em Estremoz. 
Integrou  3º. Grupo de Combate, comandado pelo alferes miliciano Pedro Rosa, com os furriéis milicianos Manuel Pinto e Victor  Velez e foi um grande companheiro da jornada africana do Uíge angolano-
Abraço de parabéns para Estremoz e para ele!
Ângelo S. Teixeira,
TRMS da 3ª. CCAV.

Teixeira de Santa Isabel,
68 anos em VF de Xira !

O soldado Teixeira, especialista de transmissões da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, festeja 68 anos a 11 de Agosto de 2020.
Ângelo Simões Teixeira, de seu nome completo e natural de Amoreira Cimeira, da freguesia de Portela do Fogo, em Pampilhosa da Serra, lá voltou a 11 de Setembro de 1975 - no final da sua comissão militar por terras do Uíge angolano. Mudou-se, depois para a Grande Lisboa e é empresário do sector do calçado, gestor do Grupo Sitex, com armazém e lojas, nomeadamente na área de Vila Franca de Xira. Para lá e para ele vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário