O furriel Viegas no Quitexe. Há uma ano e em frente à Igreja de Santa Maria de Deus |
O dia 3 de Outubro de 1974, há 46 anos, foi tempo de, pelas bandas do Quitexe uíjano de Angola, se realizar mais uma reunião da Comissão Local de Contra-Subversão (CLCS) do Quitexe, que era presidida pelo tenente-coronel Carlos Almeida e Brito, oficial de Cavalaria e comandante do BCAV. 8423.
O objectivo, a exemplo de outras reuniões da CLCS, era coordenar a actividade operacional do subsector e foi a primeira do mês de há 46 anos. Seguiram-se as dos dias16 e 30, sempre no Clube do Quitexe.
A guarnição mantinha os patrulhamentos de segurança de itinerários e o alferes José Leonel Hermida, oficial de transmissões e de ação psicológica, organizou jogos de futebol, entre pelotões e subunidades.
Os presidentes Agostinho Neto (MPLA), Holden Roberto (FNLA) e Jonas Savimbi (UNITA) |
A Cimeira de Campala
O dia, mas o de um ano depois, foi o da Cimeira de Campala, No Ugana e com os três movimentos de libertação de Angola, mas manchada por declarações de Idi Amin.
A delegação portuguesa, essa, assegurava que 11 de Novembro continuava garantido como o dia da independência de Angola.
O maqueiro Albertino Neves e esposa no encontro da CCS de 2019 |
Neves da CCS, 68
anos em Gondomar!
O soldado Albertino Ferreira das Neves, da CCS do BCAV. 8423, festeja 68 anos a 3 de Outubro de 2020.
Cavaleiro do Norte do Quitexe e depois de Carmona (actual cidade do Uíge), com a especialidade de maqueiro e auxiliar de enfermagem e sob comando do furriel miliciano António Maria Lopes, regressou a Portugal a 8 de Setembro de 1975 e sempre trabalhou na nobre arte de ourivesaria.
Agora, já profissionalmente aposentado, reside no lugar do Casal, em S. Cosme, município de Gondomar, para onde vão os nossos parabéns!
Miguel, 1º. cabo de Zalala, 68
anos em Colares de Sintra !
O 1º. cabo António Pedro Caetano Miguel, da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala, festeja 68 anos a 3 de Outubro de 2020.
Atirador de Cavalaria, integrou o 2º. grupo de combate, comandado pelo alferes miliciano João Carlos Sampaio - com os furriéis Mota Viana (e depois Rito, já falecido), Queirós e Eusébio (também já falecido) -, passando depois por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona e regressando a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975.
Fixou-se na Praia das Maçãs, em Colares, concelho de Sintra - onde ainda vive e para onde vai o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário