CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

5 212 - O cessar-fogo anunciado pela FNLA! A saída do PELREC para fazendas!

Os alferes Carlos Sampaio, oficial de dia, e António
Garcia e furriel Viegas, todos milicianos, momentos
 antes da saída de 15 de Outubro de 1974. Há 46 anos!


O dia 15 de Outubro de 1974 foi dia de mais uma «saída» do PELREC da CCS do BCAV. 8423, desta feita para as bandas da fazenda Isabel Maria, as Guerras e a Buzinaria, em tarefa operacional que nos fez sair do Quitexe, bem cedo e para galgar quilómetros de picadas. sempre semeadas de perigos e grávidas de medos.
A véspera tinha sido tempo do anúncio de cessar-fogo, da parte da FNLA de 
Notícia do Diário de Lisboa sobre
o cessar-fogo anunciado pela FNLA
Holden Roberto, mas nada que alterasse, por então, as ordens operacionais dos Cavaleiros do Norte.
«Queremos construir uma Angola livre e próspera, com todos os seus filhos, seja qual for a cor da sua pele», disse o presidente Holden Roberto, em Kinshasa, a capital do Zaire de Mibutu Sese Seko, lamentando que o MPLA se debatesse com «dissidências e questões puramente burocráticos e administrativos».
O cessar fogo era anunciado para o dia seguinte, dia 15 de Outubro de 1974 (hoje se passam 46 anos), depois das negociações da semana anterior, entre uma delegação do Governo Português e o movimento de libertação liderado por HJolden Roberto, suscitadas pelo presidente Mobutu, do Zaire.
A notícia, obviamente, chegou ao Quitexe e o livro «História da Unidade» - o BCAV. 8423 -  faz-lhe referência, lembrando que «já havia sido obtida uma plataforma de entendimento que levava à paragem de hostilidades entre as NT e a FNLA».
O que, porém, precisa o HdU, «em nada mudou a vida operacional que se conduzia», principalmente caracterizada por «intensa actividade de patrulhamentos, nomeadamente orientados para a obtenção de liberdade dos itinerários»
O cozinheiro Fernando
 Lopes e a «caça» do
Uíge angolano

Fernando Lopes

Fernando Lopes, cozinheiro
de Zalala, faria 67 anos ! 

O soldado Lopes, cozinheiro da 1ª. CCAV. 8423, faria 67 anos a 17 de Outubro de 2020. 
Faleceu a 12 de Julho de 1983, há 37!
Fernando Manuel da Conceição Lopes, de seu nome completo, foi Cavaleiro do Norte do BCAV. 8423, da Companhia de Fazenda de Zalala e também de Vista Alegre, Songo e Carmona. Era natural da Póvoa do Forno, freguesia do Troviscal, concelho de Oliveira do Bairro, em pleno coração da Bairrada - onde nasceu a 17 de Outubro de 1953.
Lá regressou a 9 de Setembro de 1975 e era empregado da Cooperativa Agrícola de OIiveira do Bairro quando foi vítima de um acidente de motorizada, embatendo contra uma carrinha e falecendo de imediato. Ainda solteiro, ainda não tinha 30 anos e hoje o recordamos com saudade. RIP!!! 





Sem comentários:

Enviar um comentário