Cavaleiros do Norte e condutores-auto da CCS do BCAV. 8423, no Quitexe: António do Rosário Picote (que faleceu a 12 de Agosto de 2018), Manuel Gomes Alves e Alípio Canhoto Pereira |
Condutores da CCS: Gomes e Canhoto (em cima), Serra, Picote e Gonçalves |
Chegado a Portugal, a 8 de Setembro de 1975, voltou à arte de carpinteirar, na empresa onde já trabalhava antes da tropa. Mudou depois e depois: «Faliu a firma e fui trabalhar para S. Martinho do Porto, eram 30 quilómetros para cada lado, que eu fazia de motorizada até às Caldas».
Solteirísssimo da silva... e sem outros amores que sonhasse.
no coração de Picote
A família próxima é que esteve em desacordo com o casamento, mas ele «juntou os trapos» e fez uma grande festa. Tinha 62 anos!
«Os seus últimos tempos, excetuando as complicações de saúde, do foro hepático, foram de enorme felicidade», contou-nos António Capinha, autarca local de 44 anos e que, assim nos disse, «sempre fui um grande amigo do António, uma vez que o meu pai é da idade dele e cresceram juntos».
«Tiveram muitas brincadeiras, aventuras e noitadas juntos e sempre privaram bastante, tendo o meu pai acompanhado o António nos seus últimos dias», precisou António Capinha.
A saúde é que o foi fragilizando, decorrente de imensas complicações hepáticas. «A bebida sempre foi a sua «perdição»..., mas via-se que estava muito feliz. Por se ter reformado, mas acima de tudo por ter, em termos pessoais, concretizado algo que quase ninguém imaginava ainda possível», disse-nos Paulo Capinha.
Avenida do Quitexe, saída para Camaba- tela. À esquerda, o que sobra do edifício do Comando do BCAV 8423 (em 2019) |
para Camabatela !
O Picote era condutor da CCS e nos primeiros dias do Quitexe conduzia UNIMOG que se despistou, de forma aparatosa, perto do cemitério da vila e na picada para Camabatela.
«Nunca percebi como aquilo aconteceu, mas fizeram-me e senti-me culpado», disse-nos ele em 2012, rebobinando memórias da nossa missão angolana. «Nunca percebi e fartaram-se de gozar comigo», acrescentou, como que se desculpando do acidente que a todos poderia ter acontecido mas que, tambem, poderia ter sido trágico.
O UNIMOG capotou e voámos alguns, alguns metros, sobrando um braço partido para o furriel Joaquim Farinhas.
Em termos de acidentes e já por cá, o António Picote «sempre foi pródigo em peripécias». «Teve um sem número de acidentes e toques, muitas das vezes «bem regado», o que o levou a falecer por falência generalizada dos órgãos, decorrente da falência do fígado», disse Paulo Capinha.
Hoje o recordamos com saudade, dele fazendo memória! RIP!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário