Temente-coronel Almeida e Brito e capitão José Paulo Falcão, a 9 de Setembro de
1995, em Águeda. Alferes Hermida, em foto de 1974 (em baixo)
1995, em Águeda. Alferes Hermida, em foto de 1974 (em baixo)
A 22 de Maio de 1974, hoje se completam 39 anos, chegaram a Luanda o tenente-coronel Almeida e Brito, o capitão Falcão e o alferes miliciano Hermida, respectivamente comandante, oficial adjunto e oficial de transmissões do batalhão de Cavalaria 8423. Viajaram nos TAM e anteciparam a chegada da CCS, a 30 desse mês - com dois dias de atraso.
O desembarque foi no AB9 e, logo após a sua chegada, «finalmente teve o BCAV. conhecimento do seu local de destino», o Quitexe - que o Livro da Unidade aponta como «terra promissora de Angola, capital do café e vila-mártir de 1961». Seria no local, lê-se o mesmo livro, «onde o BCAV. 8423 iria estabelecer-se em Sector, com vista a dar consecução ao problema de paz que o MFA pretende obter».
A CCS deveria partir a 27 de Maio, mas só embarcou a 29. As três companhias tiveram a viagem igualmente adiada por dois dias.
Almeida e Brito, em Luanda, teve diversos contactos, ora no Quartel General da RMA, ora no Comando Chefe das Forças Armadas de Angola. A 27 de Maio, em avião da Força Aérea e com o capitão Falcão, voou para a Base Aérea do Negage - onde foi recebido pelo comandante do BCAÇ. 4211 (que nós íamos substituir). Passaram pela ZMN e CSU e foram ao Quitexe, onde «os primeiros contactos, que foram muito superficiais» para o comandante Almeida e Brito, «uma vez que ali fora oficial adjunto do BCAV. 1917, em 1968».
Os futuros Cavaleiros do Norte, por cá, faziam malas e iam fazendo as despedidas. Estava muito próxima, muito próxima, a partida para Angola.
- ALMEIDA E BRITO. Carlos José Saraiva de Lima Almeida
e Brito, tenente-coronel e comandante do BCAV. 8423.
Faleceu a 20 de Junho de 2003, de doença súbita, com a patente de general.
- FALCÃO. José Paulo Montenegro de Mendonça Falcão, capitão
de cavalaria e oficial adjunto e de operações.
É tenente coronel e reside em Coimbra.
- HERMIDA. José Leonel Pinto de Aragão Hermida, alferes
miliciano de transmissões. Engenheiro e professor aposentado,
mora na Figueira da Foz.
- TAM. Transportes Aéreos Militares.
- MFA. Movimento das Forças Armadas.
- RMA. Região Militar de Angola.
- ZMN. Zona Militar Norte.
- CSU. Comando do Sector do Uíge.
Sem comentários:
Enviar um comentário