CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

1 783 - Medidas de urgência para Angola...

Avião dos Transportes Aéreos Militares (TAM). Foi neste, ou num igual, que os Cavaleiros 
do Norte regressaram a Lisboa. Em baixo, a notícia, do DL, das «medidas de urgência para Angola»


O Governo Português, a 2 de Setembro de 1975, anunciou «medidas de emergência para Angola», tendentes a proporcionarem «uma actuação mas correcta no problema angolano e a concorrerem para a normalização da vida naquele território». Nomeadamente, no ponto 1, passando pela «suspensão transitória da vigência do Acordo do Alvor, em virtude das violações constantes, por parte dos três movimentos de libertação».
O docuento de 7 pontos, tornado público pela Comissão Nacional de Descolonização, atribuía funções legislativas ao Alto-Comissário - que assumia novos poderes, nomeadamente podendo «declarar o estado de sítio, com a suspensão total ou parcial das garantias constitucionais em uma ou mais partes do território».
O objectivo era procurar evitar a paragem da máquina administrativa, suster o colapso da vida económica (pelo menos quanto ao abastecimento alimentar mínimo das populações), minorar as migrações internas e reforçar os meios de retorno dos nacionais a Portugal.
O comunicado pode ser lido na imagem acima editada, clicando sobre ela.
Terá sido por estes dias que os Cavaleiros do Norte tiveram uma das melhores noticias da comissão: o regresso a Lisboa, marcado para 8 de Setembro, já não seria no navio «Niassa». Seria, e  foi, de avião. Foi uma sorte (grande)!!!  

Sem comentários:

Enviar um comentário