CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 22 de setembro de 2013

1 801 - O pai Mosteias...

Há 39 anos, a notícia chegou ao Quitexe: o Mosteias era pai!! Pai de um "puto"!
Imaginem: foi um forrobodó, uma festa, um banho de aleluias de alegria e, e aqui já não sei bem (nem quero dizer), também umas muito boas e excessivas disposições eno-gastronómicas! 
O bar de sargentos e o Pacheco, o Topete e o Rocha, restaurantes da quitexana vila onde cumpríamos a  nossa jornada africana, foram cenário e testemunhas dos banhos de felicidade que por lá espalhou e partilhou o Mosteias.
Não era todos os dias que um dos nossos era pai, era raro, mesmo muito raro, raríssimo!!!, e o facto foi uma boa razão para os Cavaleiros do Norte «endeusarem» o recém-papá e levá-lo em andor pela procissão das nossas vidas africanas. A ele, companheiro feliz e pai babadíssimo, mai-la sua Leonor (de Aragão), a mulher e mãe que não conhecíamos!
Muita brincadeira, da boa, da saudável e íntima, «alvejou» o nosso querido Luís Mosteias, por esses dias angolanos.
A vida mudou, andou, amadurou e galgou décadas e, chegados a 2 de Janeiro deste ano, era dia dos anos dele, o telefone fez-me saber que o Mosteias estava no hospital. Falou-me como sempre, livre, de palavra solta, verbo fácil, sem espartilhos nas emoções: «Estou aqui, estou a ir-me embora!!! Os médicos não decidem nada!..., não estou para os aturar».  
Eu, do lado de cá, imaginei os gestos dele. A reagir contra a doença violenta, mas sempre sem lhe faltar coragem! E fiquei a pensar nas traições da vida. Os filhos explicaram-me melhor a situação e, pelos dias seguintes, os Cavaleiros do Norte trouxeram a estas páginas as emoções e retratos que tinham (tem) do amigo Mosteias.
O Mosteias faleceu a 5 de Fevereiro de 2013, aos 61 anos, e não escondo a minha emoção ao trazer a esta páginas de memórias dos Cavaleiros do Norte, hoje, uma imagem de um momento de sua felicidade máxima: uma das primeiras vezes em que enlaçou o seu primogénito Luís João. O «puto» que nasceu fez ontem 39 anos!!
Caro Mosteias: 
Foste um dos nossos maiores! 
Temos saudades de ti! 
Até ao nosso próximo abraço! 
CV


- MOSTEIAS. Luís João Ramalho Mosteias, furriel miliciano sapador, da CCS do BCAV. 8423. Faleceum vítima de doença, a 5 de Fevereiro de 2013. O velório foi no dia seguinte, em Vila Nova de Santo André, e o corpo foi cremado, segundo para o Montijo, sua terra do coração.
Ver AQUI
E AQUI

6 comentários:

  1. Caríssimo CV:

    Não te posso poupar ao que não gostas, eu sei, mas não evito elogiar o teu trabalho, que é brilhante e sempre oportuno, como é o caso da recordação que nos trazes hoje do nosso grande amigo Mosteias.
    Só mesmo tu, poderias fazer isto, que é por-nos a olhar para o bebé do Mosteias, quando ele faz 39 anos.
    Faço minhas as tuas palavras, saudade dos Mosteias.
    J. Pires

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela partilha. Foi uma emoção ler as suas palavras.
    Obrigada por terem festejado tamanha alegria que é o nascimento de um filho.
    Obrigada por partilharem essa alegria com o Pai Mosteias.
    A vida não foi nada fácil para ele.
    Esperemos que lá do outro lado esteja em Paz*
    Obrigada.
    Tânia

    ResponderEliminar
  3. Bonita homenagem, ou evocação, como queiram chamar-lhe, mas emociona.
    O Mosteias bem merece e ainda bem que os Cavaleiros do Norte tem um homem como o Viegas, que nos faz recordar estes nossos tempos e não deixa morrer estes nossos amigos.
    Também eu tenho saudades do Mosteias.
    Um abraço para ti, Viegas...
    F. Madeleno

    ResponderEliminar
  4. Amigo Viegas, fiquei muito emocionado ao ler as suas
    palavras, do fundo do coração obrigado por recordar o meu Pai.
    Abraço.
    Luis João Mosteias (Filho)

    ResponderEliminar
  5. O sorriso do Mosteias, tal e qual, era um coração muito grande e um grande amigo, daqueles que não esquecem nunca na vida, ao vê-lo na fotografia parece que o estamos a ver no Quitexe
    Obrigado Viegas por o recordares e o fazeres da forma como fazes, só mesmo tu o poderias fazer, bem mereces que te classifiquem como o Maior dos Cavaleiros do Norte...
    FMS

    ResponderEliminar
  6. Bonito e emotivo,. meu caro Viegas...
    Fonseca

    ResponderEliminar