Quartel de Zalala, onde jorneadou a 1ª. CCAV. 8423 (em cima).
Notícia do Diário de Lisboa, sobre Angola, a 15 de Setembro de 1975 (em baixo)
Notícia do Diário de Lisboa, sobre Angola, a 15 de Setembro de 1975 (em baixo)
Há 38 anos, a 15 de Setembro de 1975, já com os Cavaleiros do Norte nos seus chãos e cheiros natais, chegavam notícias da ofensiva militar do MPLA sobre o Ambriz e Carmona. A «nossa» Carmona!!!
Perto de Duque de Bragança, as forças do MPLA fizeram retirar a FNLA e avançavam para a vila, vila que fica muito perto das famosas Quedas.
A ofensiva do MPLA dava seguimento à recente expulsão da FNLA da área da Barra do Dande. No Luso, o mesmo MPLA enfrentava a UNITA e os dois partidos davam como certa a sua vitória. Ambos reclamavam o controlo da cidade - que esteve poder da UNITA e foi conquistada pelo MPLA, o que, segundo o Diário de Lisboa de 15 de Setembro de 1975, «originou uma contra-ofensiva do movimento de Jonas Savimbi, no final da semana passada».
Hoje, 38 anos depois, Cavaleiros do Norte de Zalala foram em «novena» até Pombal, ao Marquês, «fazerem recruta» para o próximo encontro da companhia. O encontro da sua (deles) 1ª. CCAV. 8423 - que foi comandada pelo então capitão miliciano Castro Dias.
A hora do «rancho» juntou Castro Dias, Velez, João Dias, Queirós, Rodrigues, Mota Viana, Vitor Costa, Aldeagas e Famalicão. Olhem que 9!!!!
Livrem-se de não levar por diante o encontro!
Sem comentários:
Enviar um comentário